Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Grupo de Persecução Penal realiza primeira reunião com nova coordenação - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 10/9/13, às 17h04.

reunião GPP 9 9 13

 

O Grupo de Persecução Penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) realizou nessa segunda-feira, 9/9, a primeira reunião com a nova coordenação. A partir de agora, o trabalho será desenvolvido pelo conselheiro do CNMP Alexandre Saliba, indicado pelo Plenário em 20/8, e pelo conselheiro do CNJ Guilherme Calmon. Também passam a atuar diretamente na Enasp o promotor de Justiça do MP/MS Alexandre Raslam, como membro auxiliar do CNMP, e os juízes auxiliares do CNJ Luis Carlos Resende e Douglas Martins.

 

Segundo Alexandre Saliba, apesar da troca de coordenação, todos os programas, metas e medidas com bons resultados serão mantidos. "Não haverá descontinuidade do trabalho. Reconhecemos a importância e o sucesso das ações realizadas até agora", afirmou ele. Para Guilherme Calmon, o trabalho do grupo é uma oportunidade de estreitar vínculos e parcerias entre as instituições participantes e os dois conselhos. "Precisamos reduzir as ilhas que existem entre os diversos órgãos do Estado e dar mais importância ao intercâmbio de informações", disse.

 

Formado por membros do Ministério Público brasileiro, juízes, defensores públicos e representantes da Polícia Civil dos Estados, o Grupo de Persecução Penal se reúne desde 2011 para articular o cumprimento das metas estabelecidas pela Estratégia. Cerca de 60 pessoas participaram do encontro.

 

O conselheiro Alexandre Saliba destacou que a presença de Guilherme Calmon e dos juízes auxiliares na reunião marca uma nova fase da Enasp, em que os dois conselhos passam a atuar de forma mais coordenada e conjugada. A secretaria das reuniões do GPP, por exemplo, será feita alternadamente pelo CNMP e pelo CNJ. "A infraestrutura de servidores dedicados à Enasp no CNMP também deverá ser reforçada, para fazer frente às novas demandas".

 

Foi decidido que as reuniões do GPP passarão a acontecer a cada dois meses, no mínimo, de preferência com a gravação em áudio da íntegra das discussões e posterior disponibilização aos interessados. O grupo debateu a possibilidade de ampliar o escopo da Enasp, com a criação de metas próprias para a conclusão de inquéritos antigos que investigam crimes sexuais contra crianças e adolescentes e crimes de tortura.

 

A próxima reunião será no dia 21/10 e contará com a presença dos secretários de Segurança Pública dos estados. Além disso, o Grupo de Trabalho de Crimiologia irá apresentar estudo para prevenção do cometimento de delitos, realizado com base em dados do Ministério Público de São Paulo.

 

Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9124
Fone geral: (61) 3366-9100
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Twitter: cnmp_oficial

Facebook: cnmpoficial

 

 

 

 

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp