Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Ministério Público de Alagoas participa da Campanha Conte até 10 nas Escolas - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 4/10/13, às 13h27.

banner noticia conte ate 10 GRANDE

 

O Ministério Público de Alagoas (MP/AL) inicia neste mês a realização da campanha Conte até 10 nas escolas no estado, com distribuição de cartilha com atividades pedagógicas para instituições de ensino médio de todo o estado.


Elaborada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), a campanha objetiva fomentar e estimular dentro das escolas discussões e debates sobre a violência e os danos por ela produzidos no meio social e familiar, como forma de conscientização a respeito da vida como valor irrenunciável. Nos estados, as ações de articulação são coordenadas pelas unidades do Ministério Público.


Em Alagoas, os promotores de Justiça Luiz Medeiros e Cíntia Calumbi acompanharão a iniciativa nas escolas, que envolverá jovens entre 15 e 24 anos. O MP/AL iniciará a campanha junto a estudantes do ensino médio de sete municípios alagoanos que apareceram entre as 50 cidades do país com maior índice de jovens assassinados a cada 100 mil habitantes, segundo estudo do Mapa da Violência no Brasil apresentado neste ano. Trata-se dos municípios de Rio Largo (2° lugar, com taxa de 324,1 homicídios); Maceió ( 3º lugar, com taxa de 288,1), São Miguel dos Campos (5º lugar, com taxa de 272,6); Arapiraca (19º lugar, com taxa de 192 homicídios ), União dos Palmares (20° lugar, com taxa de 187,7), Penedo (33º lugar, com taxa de 153,1) e Palmeira dos Índios (47º lugar, com taxa de 140,4). Depois que atingir o objetivo nestas cidades, o projeto terá continuidade nas demais.

 

A Cartilha
A Cartilha Conte até 10 nas Escolas corresponde a um dos desdobramentos da Campanha "Conte até 10. Paz Essa é a atitude", lançada nacionalmente no dia 8 de novembro de 2012 pela Enasp, que reúne esforços do CNMP, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Ministério da Justiça, com o objetivo de alertar a sociedade brasileira para o expressivo número de mortes violentas decorrentes de ações e reações impulsivas e irrefletidas.


A publicação é resultado da parceria entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) responsável pela coordenação dos trabalhos de redação e elaboração da cartilha, e o Ministério da Educação, que realizou a avaliação pedagógica do conteúdo à luz das diretrizes e bases da educação.


A Cartilha contém roteiros de aula que gravitam em torno de quatro temas centrais: vida e morte; direitos e deveres dos adolescentes; violência nas escolas e bullying; e enfrentamento da violência nas escolas. Esses temas se prestam a subsidiar a preparação e apresentação das aulas pelos professores do ensino médio. Amadurecidos os temas em sala de aula e levados à discussão no seio familiar e comunitário, espera-se que uma cultura de valorização da vida venha a firmar-se entre os jovens.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado de Alagoas.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp