Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Workshop debate importância das tabelas unificadas no Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 16/10/13, às 17h08.
Workshop debate importância das tabelas unificadas no Ministério Público

Unificar a linguagem utilizada no dia-a-dia pelos diversos ramos do Ministério Público brasileiro é uma forma de facilitar a atuação do órgão e integrar as ações. Esse é um dos objetivos do 8º Workshop das Tabelas Unificadas do Ministério Público que ocorre nestas quarta e quinta-feira, 16 e 17/10, no Hotel Royal Tulip, em Brasília.

 

Promovido pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público, o evento reúne membros e servidores do MP em todo o país para debater a importância de utilizar uma linguagem única nos procedimentos do órgão.

 

A vice-presidente do CNMP, vice-procuradora-geral da República Ela Wiecko, disse que é essencial sensibilizar os membros do MP para a importância de afinar conceitos, por meio das tabelas unificadas. Segundo Ela Wiecko, há uma dificuldade em padronizar a linguagem dos procedimentos e fornecer informações uniformes à sociedade sobre a atuação do Ministério Público em todo o país. “É para isso que servem as tabelas unificadas: para tentar cobrir essa defasagem”, acredita.

 

O presidente da comissão, conselheiro do CNMP Cláudio Portela, afirmou que dar foco às tabelas unificadas significa mostrar à sociedade o Ministério Público de maneira uniforme sob o enfoque do planejamento. “É uma tentativa de atingir novas perspectivas e novos horizontes para atingir a eficiência dos nossos trabalhos”, pontuou.

 

Durante a abertura do evento, o conselheiro Antônio Duarte disse que o Ministério Público é um agente de transformação social e, por isso, precisa desenvolver a cultura do planejamento estratégico, e as tabelas unificadas fazem parte desse trabalho, para ser uma referência de boas práticas.

 

O conselheiro Leonardo Carvalho acredita que a unificação da linguagem usada pelos MPs vai possibilitar realizar um diagnóstico mais preciso do trabalho do órgão, mais próximo da realidade.

 

Jarbas Soares, conselheiro do CNMP, afirmou que o Conselho avançou muito nos últimos anos com a implantação do planejamento estratégico e das tabelas unificadas.

Já o secretário-geral do Conselho, procurador-geral da República Blal Yassine Dalloul, lembrou que o planejamento estratégico do Ministério Público tem o papel fundamental de trazer à tona bons resultados da atuação do MP. “O Conselho é um capacitador de esforços entre os diversos ramos do MP brasileiro. É preciso aproveitar o que há de melhor no MP para que os resultados cheguem”, concluiu.

 

Martha Beltrame, promotora de Justiça do MP/RS e membro auxiliar do CNMP, disse que o objetivo desse encontro é promover a comunicação e o relacionamento do Comitê Gestor Nacional das Tabelas Unificadas com os grupos gestores de Tabelas Unificadas das unidades, os integrantes das corregedorias, cadastradores da Resolução nº 74 e os colaboradores de tecnologia da informação.

 

Participaram ainda da abertura o secretário-geral adjunto do Conselho, Wilson Rocha, corregedora-geral do MPDFT, Benis Bastos; corregedora-geral do MPM, Hermínia Célia Raymundo; secretário-geral adjunto do Conselho Nacional de Justiça, Marivaldo Dantas de Araújo.

 

Foto: Sérgio Almeida - Ascom/CNMP

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp