Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. MP/GO lança campanha Conte até 10 nas escolas - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 23/10/13, às 11h43.

O Ministério Público de Goiás (MP/GO) lançou nessa terça-feira, 22/10, a campanha Conte até 10 nas Escolas. A solenidade foi aberta com apresentação musical do grupo Ciranda da Arte, da Secretaria Estadual de Educação. A mesa foi composta pelo procurador-geral de Justiça, Lauro Nogueira; pelos coordenadores dos CAOs da Educação, Simone Disconsi de Sá; Criminal e representante da Enasp em Goiás, Vinícius Marçal, e da Infância e Juventude, Karina D'Abruzzo, além da promotora de Justiça Ana Paula Antunes Nery, diretora da Escola Superior do Ministério Público.

 

Também participaram o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça, Carlos Magno Rocha da Silva; a juíza Camila Erbetta; o secretário estadual de Educação, Thiago Peixoto; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Ester Galvão. Pelas polícias participaram a diretora-geral da Polícia Civil, Wânia Martins; o tenente-coronel da PM José Augusto de Lima e a responsável pelo Batalhão Escolar, Marinéia Marques.

 

Elaborada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), a campanha objetiva fomentar e estimular dentro das escolas discussões e debates sobre a violência e os danos por ela produzidos no meio social e familiar, como forma de conscientização a respeito da vida como valor irrenunciável. Nos estados, as ações de articulação são coordenadas pelas unidades do Ministério Público.

O procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira, que atuou no Tribunal do Júri por mais de uma década, foi categórico quanto a importância da campanha no combate à violência: "a violência por impulso acaba com a vida do que vai e também daquele que fica".

 

A Cartilha

A Cartilha Conte até 10 nas Escolas corresponde a um dos desdobramentos da Campanha "Conte até 10. Paz Essa é a atitude", lançada nacionalmente no dia 8 de novembro de 2012 pela Enasp, que reúne esforços do CNMP, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Ministério da Justiça, com o objetivo de alertar a sociedade brasileira para o expressivo número de mortes violentas decorrentes de ações e reações impulsivas e irrefletidas.

A publicação é resultado da parceria entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) responsável pela coordenação dos trabalhos de redação e elaboração da cartilha, e o Ministério da Educação, que realizou a avaliação pedagógica do conteúdo à luz das diretrizes e bases da educação.

 

A Cartilha contém roteiros de aula que gravitam em torno de quatro temas centrais: vida e morte; direitos e deveres dos adolescentes; violência nas escolas e bullying; e enfrentamento da violência nas escolas. Esses temas se prestam a subsidiar a preparação e apresentação das aulas pelos professores do ensino médio. Amadurecidos os temas em sala de aula e levados à discussão no seio familiar e comunitário, espera-se que uma cultura de valorização da vida venha a firmar-se entre os jovens.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MP/GO

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp