Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Proposta de resolução pretende alterar regras do controle externo da atividade policial - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 28/7/10, às 18h50.

Foi apresentada na sessão do Plenário dessa terça-feira, 27 de julho, proposta de resolução para alterar as regras sobre controle externo da atividade policial (resolução CNMP n. 20/07). A proposta prevê que os MPs tenham membros dedicados com exclusividade ao controle externo concentrado da atividade policial.

Além disso, a proposta abre a possibilidade de que, decorrendo do controle externo repercussão de fato na área cível, os mesmos membros que atuam no controle externo da atividade policial também tomem as medidas cabíveis na esfera cível, de acordo com o que ficar disposto na organização local do Ministério Público.

O projeto dá prazo de 90 dias para que os MPs dos Estados e da União promovam as adequações nos procedimentos de controle externo da atividade policial, expedindo atos necessários ao cumprimento da resolução.

Além do projeto de resolução, foi apresentada ao Plenário proposta de recomendação abrangendo outros aspectos do mesmo tema. O objetivo é que os MPs da União e dos Estados adotem, no prazo de 120 dias, as medidas necessárias para que os mesmo membros que realizam o controle externo possam adotar as medidas cíveis cabíveis.

Além disso, também é recomendado que os membros do MP que realizam o controle externo da atividade policial disponham de assessoria técnica e pericial especializada para, sempre que necessário, realizar exames periciais nos casos de delitos envolvendo policiais e melhor fiscalizar as interceptações telefônicas autorizadas judicialmente.

As propostas são resultado das discussões realizadas no I Encontro Nacional de Aprimoramento da Atuação do MP junto ao Sistema Carcerário, promovido em 14 de abril deste ano. Elas foram apresentadas pelo conselheiro Mario Bonsaglia, presidente da Comissão de Aperfeiçoamento da Atuação do Ministério Público no Sistema Carcerário e Controle Externo da Atividade Policial. O texto final das duas propostas leva em conta não só as discussões do encontro, mas também a ação do CNMP na Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública - Enasp (veja o plano de trabalho).

 

Secretaria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9134/9133
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

twitter.com/conselhodomp

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp