Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP e Enasp lançam campanha Conte até 10 nas Escolas - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 7/11/13, às 17h51.

dr paulo conteate10

 

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) lançaram, na última quinta-feira, 7/11, a nova fase da campanha contra a violência Conte Até 10, agora voltada para a comunidade escolar. Neste momento, a Campanha tem como foco a formação do jovem, fomentando uma cultura de paz e de preservação da vida", afirmou o conselheiro Alexandre Saliba, coordenador da campanha, durante a cerimônia de lançamento, realizada em Brasília.

 

Com o lema "Valente mesmo é quem não briga", a segunda fase da campanha pretende estimular o debate e o conhecimento das consequências sociais e penais de um crime de homicídio, fomentar atitudes de paz e de respeito aos direitos humanos e servir de base para a discussão sobre temas correlatos como o bullying nas escolas e mediação de conflitos.

 

Vinte mil roteiros de aula serão distribuídos às escolas públicas e privadas de ensino médio, com prioridade para os cem municípios brasileiros com os maiores índices de mortalidade de jovens decorrente de homicídios, segundo dados divulgados na pesquisa "Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil", realizada pelas organizações não-governamentais FLACSO Brasil (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais) e CEBELA(Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos). O estudo, feito em todas as 27 unidades da federação, revela que o homicídio é responsável por 39,3% das mortes de jovens de 15 a 24 anos, enquanto fora dessa faixa etária, esse percentual é de 3%. Por isso, segundo explicou no lançamento o conselheiro Alexandre Saliba, a campanha tem como público-alvo os adolescentes e jovens e contemplará ações nas mídias sociais (facebook, twitter e youtube) e nas escolas, com o envolvimento de toda a comunidade escolar.

 

Além do conselheiro, participaram da solenidade de abertura representantes do Conselho Nacional de Justiça, o juiz auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Honório Gomes do Rego Filho, e do Ministério da Justiça, Wagner Augusto da Silva Costa, que também compõem a ENASP; o Secretário-Geral do CNMP, Blal Yassine Dalloul; a socióloga Miriam Abramovay, que, entre outras diversas atividades e pesquisas, coordena a área de Juventude e Políticas Públicas da FLACSO Brasil; e o promotor de Justiça Paulo Markowicz de Lima, coordenador da Campanha Conte Até 10 no Estado do Paraná.

 

Experiência no Paraná

Paulo Markowicz de Lima apresentou as ações da campanha realizadas no Paraná. Desde o início do ano, procuradores e promotores de Justiça promoveram mais de 300 encontros em escolas de aproximadamente 70 comarcas do estado, com a participação direta de mais de 35 mil estudantes. "Trabalhar com o jovem é muito gratificante e o retorno é algo extremamente motivador, de uma energia incrível: um sopro de amor à vida", disse ele. Clique aqui e saiba mais sobre o trabalho desenvolvido no Paraná.

 

O lançamento contou com a palestra da Dra. Miriam Abramovay, que abordou o tema violência nas escolas e formas de enfrentamento.

 

A campanha

O site do Conte Até 10 nas Escolas concentra todos os materiais da campanha, incluindo vídeos, cartazes e a cartilha com planos de aula para os professores utilizarem em sala de aula. Também é possível enviar vídeos com depoimentos sobre os temas desenvolvidos. Além de ações digitais, com peças especialmente produzidas para as redes sociais, a campanha será fomentada nos estados pelos Ministérios Públicos.


Essa é a segunda etapa da campanha. A primeira foi lançada em 2012 e contou com a participação de atletas de renome – os lutadores de MMA Anderson Silva e Júnior Cigano e os judocas Leandro Guilheiro e Sarah Menezes – para passar a mensagem de paz e tolerância.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp