Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Campanha Conte até 10 mobiliza estudantes de ensino médio em Rondônia - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 11/11/13, às 14h46.

lancamento conte ate 10 rondonia

Centenas de estudantes do ensino médio de escolas estaduais da capital participaram na tarde dessa terça-feira, 5/11, do lançamento oficial da campanha Conte até 10 nas Escolas, que visa sensibilizar os alunos de ensino médico sobre a necessidade de estabelecer uma cultura de paz e de combate à violência.

 

A campanha, idealizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), vai ser desenvolvida pelo Ministério Público de Rondônia por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOP-Educação) do Ministério Público de Rondônia, com apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Todos os educadores das escolas de ensino médio do estado – incluindo capital e interior - receberam cartilha com roteiros de aula para discussão de temas relacionados à violência.

 

Além de palestra com o diretor da Escola Tiradentes, o tenente-coronel Fábio de Carvalho de Souza, no auditório do MP/RO, em Porto Velho, foram realizadas diversas atividades artísticas e culturais no lançamento, como aeróbica, apresentação de capoeira, taekwondo e a realização de uma corrida de velocidade, com distribuição de brindes aos estudantes participantes.

 

A campanha foi lançada oficialmente pelo procurador-geral de Justiça de Rondônia, Héverton Alves de Aguiar, que destacou a importância da campanha para implantação de uma cultura de paz nas escolas. Ele ressaltou as estatísticas alarmantes sobre a violência no país, onde em 10 anos mais de meio milhão de pessoas foram assassinadas. “Esse número de mortes é muito maior do que o de soldados mortos na guerra do Iraque”.

 

Ele também parabenizou a diretora do CAOP-Educação, procuradora de Justiça Vera Lúcia de Arruda Ferraz, pela iniciativa de convidar os atletas rondonienses para divulgação da campanha: o velocista Lauro Eugênio Bento, a campeã estadual de revezamento 4x75m e lançamento de disco, Wanessa Ferreira e Artur Gouveia da Luz, campeão brasileiro infantil de Taekwondo, que estão colaborando com a divulgação da campanha.

 

Vera Lúcia Ferraz de Arruda ressaltou que não se trata de uma campanha de um dia só. Além dos roteiros de aula para discussão da questão da violência em sala, em 2014 serão realizadas duas grandes atividades para mobilizar os estudantes.

 

O secretário estadual de Educação, Emerson Castro, enalteceu a iniciativa do Ministério Público de Rondônia, “que mais uma vez sai na frente para cumprimento de sua responsabilidade de promover na sociedade discussão de tema tão relevante quanto a violência nas escolas”.

 

Também estiveram presentes à solenidade de abertura o corregedor-geral do MP, procurador de Justiça Rodney Pereira de Paula, que enfatizou a importância do engajamento dos estudantes na campanha; a coordenadora de Ensino da Seduc em Porto Velho, Irany Oliveira Moraes, representantes do Exército Brasileiro, Conselho Estadual de Educação, membros e servidores do MP e professores e alunos de diversas escolas de ensino médio da capital.

 

O lançamento da campanha Conte até 10 nas Escolas também aconteceu no municípios do Itapuã do Oeste e de São Miguel do Guaporé. 


Texto e foto: Ascom-MP/RO (www.mpro.mp.br)

 



Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp