Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Gestão por competências pode renovar o setor público, diz especialista - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 13/11/13, às 12h22.

gestaocompetenciasPara falar sobre gestão por competências no serviço público, o 4º Congresso de Gestão do Ministério Público trouxe o consultor e especialista em Gestão de Pessoas Pedro Paulo Carbone. O conhecimento se tornou um recurso essencial na sociedade da informação. Por isso, sua correta gestão é fundamental para a sobrevivência das instituições públicas. A gestão do conhecimento e a gestão por competências são um grande desafio na busca do melhor aproveitamento, sem desperdício, nem subutilização, desse recurso tão valioso para as organizações.

 

Durante sua palestra na manhã desta quarta-feira, 13/11, no auditório do Hotel Royal Tulip, em Brasília, Carbone falou sobre a gestão de pessoas nas organizações, as tendências do mundo do trabalho e a gestão de competências no serviço público orientada pela governança corporativa, foco em resultados, desenvolvimento de equipes e saúde do trabalhador. De acordo com o especialista, boas práticas de recursos humanos, orientadas por bons programas de gestão por competências, podem ajudar a "renovar" e aumentar a produtividade do serviço público brasileiro. O especialista defendeu ainda a criação de marco regulatório para a contração por gestão de competências no setor público brasileiro.

 

Pedro Paulo Carbone define a gestão de competências como uma metodologia de orientação institucional apoiada no desenvolvimento sistemático das competências profissionais. A proposta da gestão por competências, segundo o especialista, é "compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso institucional, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de colaboradores internos". Trata-se de uma metodologia focada no desenvolvimento profissional permanente.

 

Graduado em administração pela Universidade de São Paulo, especializado em Marketing pela UFRJ, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - RJ e doutor em Economia de Empresas pela Universidade Católica de Brasília, Pedro Carbone é gerente de gestão de pessoas do Sebrae Nacional. É professor da FGV de Brasília e professor-convidado do Centro Nacional de Superación Bancária de Havana (Cuba) e tem vários livros e artigos publicados nas áreas de gestão de pessoas e educação empresarial.

 

O 4º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público ainda prevê palestras, minicursos e debates voltados para as áreas de gestão, tecnologia da informação, comunicação social e segurança institucional. Veja aqui a programação completa.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp