Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Congresso discute aprimoramento do controle interno - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 13/11/13, às 15h07.

Na manhã desta quarta-feira, 13/11, no eixo temático de segurança e controle interno, o 4º Congresso de Gestão recebeu o secretário de fiscalização de tecnologia da Informação do Tribunal de Contas (TCU), Marcelo Luiz Eira, para falar sobre Governança, Gestão de Risco e Controle Interno (GRC). A mesa também foi composta pelo auditor chefe do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Paulo Rogério Lins Ribeiro.

 

Segundo o secretário do TCU, esse assunto que já é importante para o meio privado, tem se tornado uma nova perspectiva de discussão para a Admnistração Pública, que cada vez mais concentra esforços nessa área. A aplicação do GRC é importante para atingir a gestão de resultados.

 

Marcelo Luiz Eira explica que os princípios da governança estão ligados a transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade sócio-ambiental e podem ser executados por meio da gestão de riscos, publicação de planos, portifólios, avaliação de desempenho, auditoria interna e controle externo. “Governança são processos e mecanismos de gestão que estão alinhados às necessidades institucionais para alcançar as metas organizacionais, que devem ter finalidade pública. Não é interessante um gestor que faz tudo de acordo com a lei, mas não proporciona resultados para a sociedade.”, afirma o secretário.

 

O especialista definiu risco como qualquer evento que possa impedir o cumprimento do objetivo. A organização deve mapear os riscos e pensar que tipo de esforço exigem, considerando aqueles a serem evitados, transferidos, aceitos ou mitigados. Onde há risco, deve haver controle. O controle ajuda reduzir o risco, já que eliminá-lo totalmente é difícil. Ele ainda afirma que segurança é um assunto abrangente, envolve pessoas, objetos, mas a segurança das informações é um dos maiores riscos atuais das organizações, pois podem ser roubadas e danificadas, inviabilizando o funcionamento da instituição.

 

O auditor chefe do CNMP, Paulo Rogério Lins Ribeiro, afirma que a palestra permitiu a troca de experiências e de procedimentos que levam a melhoria da Administração Pública, especialmente no CNMP. “O gestores estão cada vez mais preocupados com assuntos relacionados a mapeamento e controle de riscos. Assim, estão acompanhado cada vez mais as decisões dos orgãos de controle e evoluindo junto com eles”, comentou o auditor chefe.

 

O 4º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público ainda prevê palestras, minicursos e debates voltados para as áreas de gestão, tecnologia da informação, comunicação social e segurança institucional. Veja aqui a programação completa.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp