Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Nova edição do Prêmio CNMP anunciada para 2014 - Conselho Nacional do Ministério Público
Prêmio CNMP
Publicado em 13/11/13, às 17h12.

Em palestra no Congresso de Gestão, foi anunciada a próxima edição do Prêmio CNMP, a ser entregue no aniversário do Conselho Nacional do Ministério Público em junho de 2014. O prêmio busca reconhecer e divulgar os melhores projetos desenvolvidos pelas unidades do Ministério Público, para que eles possam ser replicados nacionalmente.

 

Seu projeto pode ser premiado no ano que vem. Para concorrer, basta inscrever a iniciativa no Banco Nacional de Projetos do CNMP, no endereço http://bancodeprojetos.cnmp.mp.br. As ações inscritas e não premiadas em 2013 concorrerão novamente ao Prêmio em 2014. Os responsáveis devem acessar o Banco Nacional de Projetos e atualizar os arquivos, acrescentando resultados do projeto ou novos dados relativos à execução.

 

Saiba mais sobre o Prêmio CNMP e confira os vencedores de 2013

 

Prêmio CNMP no Congresso de Gestão

Três dos projetos que conquistaram o Prêmio CNMP 2013 fizeram apresentação no Congresso de Gestão do Ministério Público, que ocorre de 12 a 14 de novembro em Brasília. Os participantes foram o Projeto Agir, do MP/RS, o MP Itinerante, do MP/MG e o projeto BI para aumento da eficiência na atuação do 1º grau, do MP/RS.

 

Projeto Agir
A meta do Projeto Agir era modernizar a gestão do MP/RS, combinando estratégias de redução de gastos e captação de novas fontes de renda para possibilitar investimentos de mais de R$ 8 milhões, revertendo a tendência de aumento das despesas correntes e redução significativa dos investimentos.

 

A estratégia se baseou em quatro pilares: Responsabilidade Compartilhada, Consumo Consciente, Geração de Boas Práticas e Reconhecimento das Pessoas. Mauro Flávio Brandão, do MP/RS, creditou o sucesso à descentralização da gestão e a participação efetiva da administração e servidores.

 

BI para aumento da eficiência na atuação do 1º grau
Nascido do planejamento estratégico feito pelo MP/RS em 2007, o projeto busca gerar as informações necessárias para alimentar o processo de decisão dos promotores no gerenciamento de suas atividades cotidianas. De acordo com Ana Cristina Cusin Petrucci, o projeto permitiu uma melhor gestão de recursos físicos e humanos em todos os níveis, tornando mais eficiente o atendimento à sociedade.

 

O relatório de atuação funcional mostra entradas, saída e acervos de processos em cada promotoria, separados por assunto e área. O sistema também traz informações sobre dados sociais da área de atuação da promotoria, como saneamento básico, alfabetização, e diversos outros.

 

MP Itinerante
O que é o Ministério Público e o que ele faz pelo cidadão? O projeto busca levar os promotores de Justiça pra perto do público. Para isso, foram realizadas caravanas itinerantes visitando as cidades de Minas Gerais, com atendimento ao público, palestras sobre a atuação institucional e parcerias estratégicas, com aplicação de vacinas e emissão de documentos.

 

De acordo com Mauro Flávio Brandão, do MP/MG, a aproximação com a sociedade trouxe várias vantagens, promovendo o Ministério Público como instrumento de cidadania, divulgando as áreas de atuação, e promovendo a Ouvidoria como canal de acesso à instituição.

 

O Congresso de Gestão do Ministério Público continua até dia 14 de novembro.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp