Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Palestra discute Gestão de Riscos de Segurança da Informação - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 14/11/13, às 14h17.

palestra no congresso

Apresentada pelo consultor Camel Farah (foto), a palestra sobre Gestão de Riscos na Gestão da Informação fez parte do último dia de ativiades do 4º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público.Realizado pelo CNMP, o evento reuniu em Brasília mais de 500 membros e servidores do MP brasileiro para três dias de debates sobre temas nas áreas de segurança institucional, gestão, comunicação e tecnologia da informação.

 

A segurança institucional, afirma Farah, só pode ser garantida pela atuação conjunta em todas as áreas, não apenas em TI. Essa atuação integrada pode ser vista nas normas internacionais de segurança, como as ISO 31000, 31010, 27001, 27002 e 27005.

 

O processo de gestão de riscos, conforme a palestra, parte da identificação dos riscos, informada pelo contexto da organização. Uma vez identificados, os riscos podem ser categorizados de acordo com sua probabilidade e consequências, possibilitando uma priorização no seu tratamento, sempre informado por um fluxo constante de comunicação e monitoramento. Também é preciso considerar as mudanças na sociedade, de acordo com o consultor.

 

Em um ambiente em que a sociedade e o MP buscam maior transparência e facilidade no acesso à informação, torna-se ainda mais importante o desafio da segurança da informação sensível ou sigilosa. Dados como endereços, informações pessoaos, processos podem causar danos se vazados ou divulgados inadequadamente. Do lado da transparência, a instituição precisa se manter de acordo com as normas estabelecidas, ou terá seus erros expostos.

 

Saiba mais sobre o Congresso de Gestão e confira as palestras em www.cnmp.mp.br/congresso

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp