Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Charles Watson no Congresso de Gestão: o processo criativo - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 14/11/13, às 14h21.

 MG 2073

 

Uma intrigante palestra marcou o último dia de atividades do 4º Congresso de Gestão do Ministério Público na manhã desta quarta-feira, 14/11, em Brasília. O artista e educador escocês Charles Watson prendeu a atenção dos presentes com uma curiosa discussão sobre a natureza do processo criativo. Voltada prioritariamente para profissionais ligados às atividades de comunicação presentes no evento, a palestra de Watson trouxe exemplos, casos e elencou algumas das principais características de processos criativos bem sucedidos em diferentes locais e contextos sociais.

 

Algumas das conclusões apresentadas em "O Processo Criativo", curso recomendado pela University of Arts London desde 2004, são fruto de pesquisa interdisciplinar ao longo de 25 anos no tema. "Consequência é diferente de finalidade. Um processo verdadeiramente criativo, inovador, não se orienta unicamente por um fim dado, uma finalidade estanque, o processo criativo tende a funcionar melhor quando se torna um fim em si mesmo, produzindo consequências esperadas ou não", explicou o palestrante.

 

Charles Watson é educador e palestrante, especializado no Processo Criativo / Problem Solving. Formado em Arte e Literatura pela Bath Academy / Bath University na Inglaterra, leciona na Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 1982. Suas numerosas conversas e entrevistas filmadas com criadores dentro e fora do Brasil deram início a uma extensa pesquisa sobre o processo criativo que hoje abrange várias disciplinas – ciência, negócios, literatura, música, filosofia e arte – focando nas similaridades encontradas na formulação de conceitos inovadores. Realiza palestras em empresas desde a década de 80, quando foi convidado a expor suas ideias para empresas como Coca-Cola, Shell, Deloitte Touche Tohmatsu e Arthur Andersen entre outras.


As atividades do 4º Congresso de Gestão se encerram nessa quarta-feira, 14/11, às 14h, com a palestra magna de encerramento "Gestão de Stakeholders" de Paul Dinismore.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp