Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Proposta de enunciado pretende limitar a análise de casos individuais pelo CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 28/1/14, às 15h53.

conselheiro hjeferson coelho

O conselheiro Jeferson Coelho (foto) apresentou proposta de enunciado com o objetivo de limitar a análise, por parte do CNMP, de processos ou questões de natureza individual e que não tenham repercussão geral no âmbito do Ministério Público. A proposta foi lida em Plenário pelo presidente do Conselho, Rodrigo Janot, na sessão dessa terça, 28/1, e será distribuída a conselheiro relator, para análise.

 

Segundo o texto, o CNMP foi criado com a finalidade de controlar a atuação administrativa e financeira do Ministério Público e o cumprimento dos deveres funcionais de seus membros. Nesse contexto, o órgão não poderia analisar questões individuais, extraídas de situações concretas e específicas, sem repercussão geral na sociedade e no MP, salvo nos casos de processos disciplinares.

 

"O CNMP não se presta a dirimir questões que não transcendam ao interesse meramente individual das partes, bem assim não deve funcionar como Corte recursal administrativa, sob pena de relegar sua função primordial de planejamento, formulação e controle de questões que envolvem o interesse geral do Ministéro Público", explica o conselheiro. A proposta cita decisões similiares do Conselho Nacional de Justiça, que já se manifestou em diversos precedentes sobre a necessidade de demonstração da repercussão geral dos processos submetidos ao colegiado.

 

Caso a proposta seja aprovada pelo Plenário, a nova regra será aplicada apenas aos procedimentos instaurados a partir da edição do enunciado. Veja aqui a íntegra do documento.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp