Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conselheiro do CNMP abre 2ª Reunião 2014 do Fórum Nacional de Gestão do MP - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 13/8/14, às 13h02.

forum gestao 2014

Ao proferir, nesta quarta-feira, 13 de agosto, a palestra de abertura da 2ª Reunião 2014 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG), no Hotel Nacional, em Brasília/DF, o conselheiro e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Claudio Portela, destacou a importância da expedição das Portarias 25/2012, 70 e 144/2014 que, juntamente com o Regimento Interno do Conselho, institucionalizaram o FNG perante o CNMP.“O fórum deixa de ser uma ideia de alguns visionários para ser um instituto funcionando dentro do Conselho Nacional. Isso, para mim, é de suma importância”, ressaltou o conselheiro.

 

Portela destacou, ainda, a importância da convergência das áreas a partir dos cinco comitês - Políticas de Comunicação, Gestão Administrativa, Gestão Orçamentária, Gestão Participativa e Tecnologia da Informação. “Nós nos preocupamos muito com a área fim do Ministério Púbico e deixamos, às vezes, a área meio em segundo plano. A área meio são as pernas do MP, é quem carrega o Ministério”.

 

Durante sua exposição, o conselheiro enfatizou que a efetividade das conclusões e dos encaminhamentos do fórum depende do Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público. “Eu estou aqui à disposição para dar o melhor de mim e o máximo do que eu puder dar para que o Plenário do CNMP dê efetividade ao que os senhores decidirem aqui”.

 

O FNG e os respectivos comitês se reunirão durante a tarde de hoje para discutir a criação dos projetos e a definição dos prazos e dos produtos a serem entregues nos próximos dois anos. Após essas reuniões, cada um dos Comitês, por meio dos GT's formados, apresentarão a todos os participantes as iniciativas deliberadas. As conclusões apresentadas serão ajustadas coletivamente, sob a coordenação do FNG, e relatadas nas deliberações finais.

 

A 2ª Reunião 2014 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG), no Hotel Nacional, em Brasília/DF, termina amanhã, às 12h.

 

Compuseram a mesa de abertura da 2ª Reunião Integrada do FNG e dos Comitês o procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais e coordenador do FNG, Mauro Flávio Brandão; o promotor de Justiça, secretário de Planejamento Estratégico do MP/MG e membro do FNG, Jairo Cruz; o promotor de Justiça do MP de São Paulo e membro auxiliar da Presidência do CNMP na Assessoria de Articulação Institucional, Michel Betenjane; e os membros auxiliares do CNMP Luiz Gustavo Maia e Ludmila Reis.

 

Confira a palestra de abertura dos trabalhos.

 

Ipea

Após a solenidade de abertura da 2ª Reunião 2014 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público, o diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (DIEST), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Daniel Ricardo de Castro Cerqueira e Alexandre Samy de Castro ministraram palestra sobre os indicadores de gestão do Ministério Público, mensuração e impacto sobre a atuação funcional da instituição.

 

Os representantes do IPEA apresentaram, ainda, análise benchmarking (realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa), a partir dos recursos de todos os MP para a elaboração de um ranking de eficiência.

 

Veja a íntegra da exposição.

 

FGN

Promovido pela Comissão de Planejamento Estratégico, o evento reúne integrantes dos Comitês de Políticas de Comunicação, Gestão Administrativa, Gestão Orçamentária, Gestão Participativa e Tecnologia da Informação, além de representantes do Comitê de Políticas de Segurança Institucional (CPSI).

 

O objetivo da 2ª Reunião 2014 do FNG, restrita a membros e servidores do CNMP e do Ministério Público (MP), é promover estudos, coordenar atividades e fixar políticas e padrões com o intercâmbio de ideias e experiências dos MPs em diferentes áreas de conhecimento.

 

Confira a programação do evento.

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp