Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Memorial expõe história do Ministério Público do Espírito Santo - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 29/8/14, às 12h13.

memorial-dentro 1Na tarde desta quinta-feira, 28 de agosto, o corregedor nacional do MP, Alessandro Tramujas, e o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) Antônio Pereira Duarte (foto) visitaram o Memorial do Ministério Público do Espírito Santo (MP/ES), localizado na sede da instituição. Eles foram acompanhados pela promotora de Justiça Luciana Gomes Ferreira de Andrade, pela coordenadora dirigente do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Sabrina Coelho Machado Fajardo, e pela servidora Simone da Silva Avila.

 

O projeto do Memorial foi um dos escolhidos para ser apresentado no 4º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, realizado pelo CNMP em novembro de 2013. Os responsáveis apresentaram o "Simpósio Capixaba de Memória Institucional", voltado para os setores acadêmicos e culturais do estado.

 

Criado pela Resolução nº 07/2008, integrado à estrutura administrativa do gabinete do procurador-geral de Justiça, o Memorial do MP/ES atendeu à necessidade de resgate e preservação da história da instituição.

 

O Memorial apresenta a evolução das sedes do Ministério Público capixaba, desde a criação, em 1891, quando o órgão ainda era incorporado ao Tribunal de Justiça, até os dias de hoje. Trata-se de uma exposição itinerante que deve ser levada a praças, shoppings e escolas, e deve alcançar, também, as principais promotorias de Justiça do Estado.

 

Ambos os conselheiros pontuaram sobre a relevância da preservação da memória institucional, garantindo visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Ministério Público ao longo dos tempos, fazendo repercutir positivamente o seu permanente e contínuo papel de agente de transformação social.

 

O procurador-geral do MP/ES, Eder Pontes da Silva, afirmou que na futura sede reservado espaço mais amplo e adequado para a instalação do Memorial do MP capixaba.

 

Segundo informações colhidas no CEAF, em longo prazo, será reunido material para montagem de acervo histórico. Portanto, a criação de espaço de memória documental e aberto à visitação pública será um projeto futuro.

 

Fotos: Deborah Vasconconcelos (Ascom/CNMP).

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp