Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Conte Até 10 nas Escolas: Gama/DF recebe oficina sobre mediação de conflitos - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 23/9/14, às 18h10.

NConteate10Nesta quarta-feira, 24 de setembro, professores da rede de ensino médio do Gama, cidade localizada a aproximadamente 40 quilômetros de Brasília, participam da oficina "Diálogos e Mediação de Conflitos nas Escolas”, ministrada por Antônio Carlos Ozório Nunes, membro auxiliar da Comissão da Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e promotor de Justiça do Estado de São Paulo. O evento vai ocorrer na sede do Ministério Público daquela região administrativa, a partir das 10 horas e faz parte da Campanha Conte até 10 nas Escolas, que envolve publicação de guias, palestras e cursos.

 

O objetivo do curso, que tem 6 horas de duração, é capacitar professores da rede pública de ensino médio sobre ferramentas e alternativas de soluções de conflitos nas escolas. A iniciativa faz parte do planejamento conjunto do CNMP e da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), idealizadores da campanha Conte Até 10 nas Escolas, e conta com o apoio dos Ministérios Públicos nos estados, secretarias de educação e organizações não governamentais.

 

O promotor Antônio Carlos Ozório destaca que os Ministérios Públicos locais têm atuado como parceiros das Secretarias da Educação. Ele afirma que "os cursos têm ajudado as Secretarias de Educação a lidar com a questão da paz nas escolas de um modo sistêmico, sobretudo com o fortalecimento da gestão democrática escolar, com um maior olhar sobre os Conselhos Escolares, o Planejamento Político Pedagógico, as Assembleias Escolares e a gestão positiva de conflitos no âmbito interno, com o uso de práticas restaurativas e mediação de conflitos”.

 

Durante o evento, serão distribuídos exemplares do guia "Diálogos e Mediação de Conflitos nas Escolas", escrito por Antonio Carlos Ozório Nunes. A obra aborda os pilares da educação, conflitos como oportunidade de aprendizagem, práticas restaurativas, diálogo como base para todas as demais formas de resoluções de conflitos e problemas, mediação, círculos de construção da paz, círculos restaurativos, sugestões para uma escola segura e pacífica, trabalho em parceria e em rede para uma escola cidadã, adolescentes e ato infracional.

 

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