Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Edilson Mougenot discute a nova geração do MP no 5º Congresso de Gestão - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 22/10/14, às 15h31.

 

15415112668 aace6657ac z


Nesta terça-feira, 22 de outubro, segundo dia de trabalhos do 5º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, o procurador de Justiça do Estado de São Paulo, Edilson Mougenot Bonfim, abordou, em sua palestra, o tema “O que se espera da nova geração do Ministério Público”. A exposição teve como mediador o corregedor nacional do MP, Alessandro Tramujas.

Na oportunidade, o corregedor nacional ressaltou que “todos os membros e servidores aqui presentes, que um dia tiveram sentimento de ingressar na carreira do Ministério Público, seja como membro ou como servidor, terá, aqui, um novo estímulo a prosseguir nessa caminhada do MP”.

Ao iniciar sua palestra, Mougenot saudou os membros do Ministério Público “que integram a família ministerial - os coordenadores, os gestores, os administradores. Estes que permitem o diuturno trabalho de uma máquina, que ganhou uma forma nova no passado-presente, que, embora tenha uma denominação já antiga de Ministério Público, ganhou uma nova configuração porque hoje trabalhamos em família”.

A palestra teve como objetivo fazer um diagnóstico e uma leitura crítica da atuação dos membros do Ministério Público com base nas competências atribuídas pela Constituição Federal de 1988, que deu à instituição configuração nova. Além disso, apresentar os pontos positivos e negativos e propor soluções para aprimorar a eficiência das atividades realizadas pelo Ministério Público.

Procurador de Justiça em São Paulo, jurista e professor universitário, Edilson Mougenot é membro do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) desde janeiro de 1988. Atuou perante o 1º Tribunal do Júri de São Paulo desde 1992 até ser promovido a procurador de Justiça. É Doutor em Direito Processual Penal pela Universidade Complutense de Madri-Espanha. Professor de Direito Penal e Processo Penal e das Escolas de Magistratura e do Ministério Público. Doutrinador, autor de diversas obras, entre as quais "Curso de Processo Penal" (Editora Saraiva). Foi o promotor de justiça no caso que culminou com a condenação do serial-killer Francisco de Assis Pereira, o Maníaco do Parque.

Congresso

O congresso reúne membros e servidores do MP para debater e trocar experiências nas áreas de comunicação social, gestão administrativa, gestão de pessoas, orçamento, tecnologia da informação, segurança institucional e controle interno. A programação prevê palestras conjuntas e atividades específicas para cada uma das áreas de interesse. Visando maior aproximação com a área finalística, neste ano ocorrerão também, como parte da programação do Congresso, o 5º Encontro Nacional de Aprimoramento da Atuação do Ministério Público junto ao Sistema Prisional e o 9º Workshop das Tabelas Unificadas do Ministério Público.

O evento, que começou nesta terça-feira, 21 de outubro, prossegue até a próxima quinta, dia 23, no Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF).

Confira a programação

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp