Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Para Vicente Falconi, aprendizado e educação são processos cumulativos - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 23/10/14, às 15h04.

 

15583756786 df8bda3d52 z

Durante o último dia do 5º Congresso de Brasileiro de Gestão do Ministério Público, nesta quinta-feira, 23 de outubro, um dos maiores consultores em gestão pública e privada do Brasil, Vicente Falconi, ministrou palestra magna acerca da “Gestão de resultados no Ministério Público”. A exposição teve como mediador o conselheiro Cláudio Portela.

Segundo ele, existem três fatores que são muito importantes em qualquer organização, seja ela pública ou privada: liderança, conhecimento e método gerencial.

“A liderança envolve todo o comportamento e preparo humano. Avaliação de desempenho, promoção dos melhores. Ter as melhores pessoas com você”, afirmou Vicente Falconi.

Com relação ao conhecimento, Falconi explicou que, muitas vezes, uma organização é tocada apenas por pessoas e conhecimento técnico.

De acordo com o especialista, “o método gerencial é apenas uma maneira de se fazer as coisas que têm que ser feitas melhor, mais sequenciada. Cada um cumprindo com suas obrigações, com disciplina”.

Durante sua exposição, Falconi destacou a importância do filósofo René Descartes e de sua obra “O discurso do método”, que criou a filosofia moderna.

“Quem criou o método foi René Descartes, em 1600. Então, isso é uma coisa antiga no mundo. O mais interessante no livro de Descartes, chamado 'Discurso do método', é que ele dispõe sobre a situação da filosofia na época, e ele fala que os livros de filosofia são uma coletânea de opiniões que não induzem a nada. Nós precisamos fazer com que a filosofia seja baseada em verdade”, explicou.

Segundo ele, quando nós tratamos de método, estamos tratando de método cartesiano. “Trazer o método cartesiano para a gente descobrir as verdades de como tornar uma organização mais ágil, mais produtiva para o povo, é melhor”, salientou.

O especialista abordou, ainda, ao longo de sua palestra, a importância da meta e dos indicadores nas organizações. Segundo Falconi, quando você coloca meta para “chegar lá”, o processo para atingi-la se torna “um processo de aprendizado”.

“Você vai aprender as coisas de uma organização. E vai forçar você a procurar conhecimento todos os dias junto com os companheiros de trabalho e melhorar seu resultado. O aprendizado é na batalha do dia a dia, e o que puxa esse aprendizado é a meta”, ressaltou.

Com relação aos indicadores, Falconi explicou que, muitas vezes, pessoas os rejeitam. “Mas a gente deve analisar se os indicadores estão bem colocados ou não. É muito importante porque em cima dos indicadores nós podemos colocar metas”.

Ao final da palestra, o especialista afirmou que “a ambição de querer melhorar sempre é o que traz o aprendizado contínuo, o desenvolvimento profissional, o crescimento das pessoas e a alegria no trabalho. Vocês que estão envolvidos na luta do Ministério Público não desistam nunca”, concluiu Vicente Falconi.

Fotos: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

 

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp