Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Começa a 3ª Reunião do Fórum Nacional de Gestão do MP 2015 - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 4/11/15, às 15h18.

foto boa fngComeçou na manhã desta quarta-feira, 4 de novembro, a 3ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG), no Hotel Royal Tulip, em Brasília/DF. Realizado pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), o evento promove debate, estudo, discussão, harmonização, articulação e execução de boas práticas de gestão para suporte à atividade-fim do Ministério Público.

A solenidade de abertura contou com as presenças dos conselheiros do CNMP Orlando Rochadel, Marcelo Ferra, Fábio George Cruz da Nóbrega, Leonardo Carvalho e Gustavo do Vale Rocha. Além deles, estiveram presentes o secretário-geral do CNMP, Blal Yassine Dalloul, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira, os promotores de Justiça Paulo Ishikawa (MP/MS) e Jairo Cruz Moreira (MP/MG), e o subprocurador-geral de Justiça Rodney da Silva (MP/GO).

O principal tema abordado na solenidade foi a importância do planejamento estratégico para o sucesso do Ministério Público. Coube ao presidente da CPE/CNMP, conselheiro Orlando Rochadel, fazer a abertura do evento. “Existe preconceito em relação ao planejamento estratégico. Nossa primeira luta é acabar com isso, pois planejamento estratégico não é perda de tempo. Todas as unidades do MP se planejam, mas o que ainda falta é técnica. O papel da CPE é desenvolver esse know-how”.

Em seguida, Lauro Machado Nogueira, presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNMPG), tomou a palavra. O procurador-geral destacou a importância do evento para o Ministério Público. “O Brasil vive um momento muito difícil no aspecto orçamentário. A crise econômica atinge nossa Instituição também. Aqui no FNG, com tantas pessoas que administram o MP, talvez possamos obter soluções criativas e trilharmos caminhos que nos ajudem a enfrentar essa dificuldade pela qual o País e o Ministério Público passam”, disse.

Outro a fazer uso da palavra foi o secretário-geral do CNMP. Para ele, a presença dos principais gestores do MP é fundamental para o sucesso do evento. “Trazer a alta administração é muito importante porque o resultado não estaria acontecendo sem ela”, afirmou Blal.

Após a mesa de abertura ser desfeita, Jairo Cruz Moreira, membro colaborador da CPE/CNMP, falou sobre a proposta de resolução que estabelece diretrizes para o planejamento estratégico das unidades do Ministério Público. Segundo o promotor de Justiça, a proposta contribui para o aperfeiçoamento dos muitos trabalhos que já são feitos relacionados ao planejamento do MP, como o próprio FNG, o Banco Nacional de Projetos, as ações nacionais e as parcerias com outros órgãos.

Por fim, Paulo Ishikawa, coordenador do FNG, apresentou aos presentes os resultados do Censo FNG 2015. O promotor de Justiça explicou que, com base nos dados colhidos e das discussões dos comitês, serão concluídas as diretrizes e iniciativas estratégicas que vão compor o Plano Diretor 2016-2019 do planejamento estratégico do Ministério Público.

Ainda na tarde desta quarta-feira acontecerão as reuniões dos cinco comitês de políticas (Comunicação, Gestão Administrativa, Gestão Orçamentária, Gestão de Pessoas e TI), a Reunião dos Representantes da Administração Superior (RAS), a plenária com as deliberações finais e o encerramento do evento. 

Veja mais fotos aqui.

Foto: Deborah Vasconcelos (Ascom/CNMP).

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp