Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP participa do movimento “Novembro Azul” - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 4/11/15, às 13h56.

 MG 1042 MENORO CNMP aderiu ao movimento “Novembro Azul" pelo segundo ano consecutivo. A sede do Conselho recebe iluminação especial azul até o final deste mês em referência à campanha nacional de combate ao câncer de próstata. A iniciativa busca chamar a atenção para a realização dos exames preventivos e a importância do diagnóstico precoce da doença.

A função do Novembro Azul é conscientizar as pessoas acerca da doença, incentivar a prevenção e desconstruir preconceitos em favor da vida, buscando levar informação e conscientização a todos em prol da saúde masculina. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a identificação da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. A recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra – a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos nestes casos.

Movimento

O movimento surgiu na Austrália em 2003, em função das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11). No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos e órgãos públicos.

Fotos: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP)

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp