Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Jornalista Alexandre Garcia realiza palestra no 6º CBGMP - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 5/11/15, às 14h04.

 MG 5645 1O 6º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público (CBGMP), organizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília/DF, recebeu nesta quinta-feira, 5 de novembro, a palestra magna do jornalista Alexandre Garcia, intitulada “Legal, esse Brasil ilegal?”. O secretário-geral do CNMP, Blal Dalloul, moderou a apresentação, que contou, na mesa principal, com as presenças do conselheiro Antônio Duarte e da membro auxiliar da Presidência do Conselho Tamar Luz Dias.

Blal Dalloul manifestou “satisfação e honra” com a presença de Alexandre Garcia, considerado pelo secretário-geral do CNMP uma “personalidade especial e marcante”. O conselheiro Antônio Duarte elogiou o “jornalismo franco, direto e inteligente” do palestrante, e destacou que a plateia presente na ocasião era a prova da “unidade e solidez do Ministério Público”.

O jornalista, por sua vez, compartilhou com o público diversas histórias sobre sua trajetória pessoal e profissional, revelando especial admiração pelo Ministério Público brasileiro: “a nova geração do MP é que nos dá esperança, pois veio com idealismo mas também com o pragmatismo necessário para operar sua missão de guardiã da lei”, disse.

Alexandre Garcia contextualizou o tema de sua palestra ao justificar que “nossa bandeira tem a palavra ordem, mas somos o país da desordem”. O palestrante comentou os problemas que o Brasil vem enfrentado ao longo da história e criticou o baixo nível de investimento brasileiro em escolaridade e conhecimento. O jornalista ressaltou que “um povo sem acesso à educação não é curioso e nem informado, o que reflete na ausência de uma decisão reflexiva na hora do voto”. Ele completou o pensamento enaltecendo a importância a classe dos professores e reafirmando que a educação é “a base de tudo”.

O público teve a oportunidade de fazer perguntas ao palestrante, ocasião em que Alexandre Garcia disse acreditar que o Brasil já chegou à maioridade democrática, de modo que a crise é uma oportunidade de fiscalizar o governo e combater a corrupção. Ao ser questionado, o palestrante afirmou ainda que as novas gerações precisam se atentar para o valor do aprendizado e do conhecimento. “O Brasil tem condições de reverter seus problemas, e a responsabilidade é nossa”, finalizou.

Veja mais fotos aqui.

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP)

Assessoria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial

 

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp