Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP e MP/AP promovem curso de Tabelas Unificadas de Gestão Administrativa - Conselho Nacional do Ministério Público
Tabelas Unificadas
Publicado em 2/8/16, às 10h22.

CNMP e MP/AP promovem curso de Tabelas Unificadas de Gestão AdministrativaComeçou nessa segunda-feira, 1º de agosto, o curso de capacitação em Tabelas Unificadas de Gestão Administrativa para membros e servidores do Ministério Público do Estado do Amapá (MP/AP), realizado em parceria com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A atividade, que termina nesta terça-feira, dois de agosto, ocorre no Centro de Treinamento em Tecnologia da Informação (TI) do MP e visa a padronizar as terminologias utilizadas em todos os processos da gestão.

As tabelas da área-meio foram instituídas pela Resolução CNMP n° 123, de 12 de maio de 2015, e deverão estar em pleno funcionamento, em todo o País, até o dia 29 de novembro deste ano. Por conta dessa padronização, os MPs terão mais agilidade para obter e gerar estatísticas, facilitando o acesso do cidadão aos bancos de dados da gestão. “Na prática, representa mais transparência e fortalecimento da Lei de Acesso à Informação”, destacou o servidor Éder Quintas, secretário do Grupo Gestor de Tabelas Unificadas do MP/AP.

O presidente do Grupo Estratégico de TI do MP/AP, promotor de Justiça Paulo Celso Ramos, explicou como será o processo de implementação. “Esse é um curso de nivelamento dos conceitos das tabelas taxonômicas administrativas para que, numa fase seguinte, as mesmas possam ser utilizadas através do nosso Sistema de Processos Eletrônico (URANO). Depois, haverá uma nova rodada de capacitação para a efetiva implantação na instituição”, destacou.

Para o presidente do Grupo Gestor das Tabelas Unificadas no MP/AP, promotor de Justiça Alexandre Flávio Monteiro, esse nivelamento trará mais eficiência para o Ministério Público. “Com dados precisos e consolidados teremos um norte a seguir, facilitando a tomada de decisões, por exemplo, na gestão de pessoas e nas definições para aplicação do orçamento”, disse.

Presidente do Comitê Gestor Nacional das Tabelas Unificadas, promotor de Justiça do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) Fábio Barros de Matos, na abertura do curso, ressaltou os avanços do MP/AP. “É uma satisfação ver o MP crescendo em todo o país, especialmente aqui no Amapá. É, sem dúvida, a melhor instalação já visitada nessa caminhada que estamos fazendo pelo Brasil. Destaco, ainda, que a antecipação ao prazo limite, fixado pelo CNMP, para que tenhamos dados com mais qualidade, demonstra compromisso e responsabilidade na prestação de contas com a sociedade”.

Mesmo com rotinas diferentes, as tabelas permitirão aos MPs uma padronização na coleta de informações. “Nosso propósito é medir dados falando a mesma linguagem. Precisamos desse conhecimento para aperfeiçoarmos ainda mais nossa atuação para chegar ao resultado esperado por cada cidadão. Ficamos felizes com o reconhecimento ao nosso trabalho, sinal de que demos passos firmes em um bom terreno”, finalizou o procurador-geral de Justiça do MP/AP, Roberto Alvares.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOP-IJ), procuradora de Justiça Judith Teles, também participou da abertura. Além dos servidores da área administrativa da instituição, participam do curso o promotor de Justiça Horácio Coutinho (assessor da Corregedoria-Geral do MP/AP), Willian Sérgio Azevedo (servidor do Ministério Público do Estado de Goiás), Pedro Arnaldo Ribeiro e Ana Luiza Jorge Marcondes, assessores do Núcleo de Apoio Operacional do CNMP.

*Com informações e foto da Assessoria de Comunicação do MP/AP.

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp