Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Tem início workshop sobre acessibilidade realizado pelo CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
Direitos fundamentais
Publicado em 19/10/16, às 12h39.

Tem início workshop sobre acessibilidade realizado pelo CNMPO workshop “Todos juntos por um Brasil mais acessível”, promovido pelo Núcleo de Atuação Especial em Acessibilidade (Neace) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), teve início às 9h30 desta quarta-feira, 19 de outubro, no Plenário do CNMP, em Brasília-DF. A abertura do evento ficou a cargo do conselheiro e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF/CNMP), Fábio George Cruz da Nóbrega, e do chefe de gabinete da Presidência do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Raquelson Lins.

Fábio George Cruz da Nóbrega e Raquelson Lins, que representou o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, falaram, principalmente, sobre o acordo de cooperação técnica firmado entre o CNMP e o CAU/BR no último dia 22 de agosto. O acordo visa ao aperfeiçoamento da atividade de profissionais da arquitetura e urbanismo, membros e servidores do CNMP, e à execução de ações complementares de interesse comum, com o objetivo de garantir a implementação das exigências de acessibilidade previstas na legislação brasileira.

Para Fábio George, “neste momento de crise econômica do País, há a necessidade de otimizar parcerias”. Ele complementou dizendo que “existem ótimas leis de acessibilidade no Brasil, mas é preciso que elas sejam cumpridas. A ideia dessa parceria é buscar vínculos e redes de apoio para cumprir essas normas que são importantíssimas para os que precisam de acessibilidade”.

O conselheiro do CNMP aproveitou para elogiar o trabalho realizado pelo Neace. “Cobra de todo o Ministério Público o cumprimento das normas de acessibilidade. Uma atuação fantástica do Neace, que faz o dever de casa e impulsiona as unidades do MP brasileiro a fazerem o mesmo”, disse.

Raquelson Lins também fez questão de elogiar a parceria firmada entre os dois conselhos. “Esse acordo é mais do que uma união com o Ministério Público. É um processo integrador, de junção de forças, esforços e expertise, gerando uma consciência de cidadania, para dar ao cidadão o que ele merece”, afirmou.

Além disso, o representante do CAU/BR disse que o cidadão precisa de mobilidade e de cidades inclusivas e integradoras. “O CAU/BR põe todos os seus esforços para que esse acordo tenha seus efeitos em nossos prédios e cidades”, finalizou Raquelson Lins.

Continuação do evento

Na sequência, às 10h, a subprocuradora-geral do Trabalho e coordenadora do Neace, Maria Aparecida Gugel, ministrou a palestra "A diversidade humana, as pessoas com deficiência e a acessibilidade".

Por sua vez, às 10h40, a promotora de Justiça no Rio Grande do Norte e colaboradora do Neace, Rebecca Monte, falou sobre acessibilidade e atendimento prioritário. Às 11h20, o arquiteto e urbanista José Antônio Lanchoti começou a tratar sobre a acessibilidade e a responsabilidade técnica e profissional.

Às 14h, a arquiteta e colaboradora do Neace, Maria Bernadete Menezes, ministrará curso sobre a nova NBR 9050/2015.

O evento pode ser assistido ao vivo pelo canal do CNMP no Youtube. Clique aqui.

Leia mais

CNMP e CAU/BR celebram acordo de cooperação sobre acessibilidade

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp