Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP realiza, no Acre, workshop sobre indicadores estratégicos nacionais - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 21/10/16, às 12h16.

CNMP realiza, no Acre, workshop sobre indicadores estratégicos nacionaisComeçou nessa quinta-feira, 20 de outubro, o Workshop de Indicadores Estratégicos Nacionais, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O evento é realizado no auditório do Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), em Rio Branco, com a presença de membros e servidores das unidades dos MPs estaduais e dos ramos do Ministério Público.

Conduzido pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, o encontro tem como objetivo discutir os indicadores estratégicos nacionais, que são instrumentos que permitem mensurar e avaliar o desempenho do MP brasileiro.

Na solenidade de abertura, o conselheiro do CNMP Orlando Rochadel Moreira, que preside a CPE, fez uma breve saudação e destacou a importância de se construir “um Ministério Público que faça parte da solução”. Ele citou o MP/AC como uma referência para as demais unidades do Ministério Público.

“Nós vamos discutir indicadores adotados para mensurar, medir, quantificar e qualificar o trabalho que estamos realizando no Brasil todo, e nada melhor do que vir em um estado da federação que é modelo para nós. Viemos também para aprender com o Ministério Público do Acre, que realiza muito em todas as áreas”, comentou.

O procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto disse ser uma satisfação para o MP acreano ter sido escolhido para sediar um encontro que permite uma reflexão sobre a atuação e eficiência do Ministério Público.

“Nós vamos aperfeiçoar ainda mais os resultados que buscamos a fim de atender melhor o cidadão, em busca daquilo que vai ao encontro da sociedade. Aqui no Acre nós precisamos avançar cada vez mais, mas também temos bons resultados que merecem ser comemorados, como a nossa posição no ranking de transparência do CNMP, em que ficamos em segundo lugar”, destacou Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto.

Participaram da abertura do evento a vice-governadora do Acre, Nazareth Araújo; o presidente do Conselho Nacional dos Corregedores-Gerais, Rubens Giugno; o secretário adjunto do CNMP, Guilherme Raposo; o procurador-geral de Justiça de Sergipe, Paulo Lima de Santana; a vice-procuradora-geral do Trabalho do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Cristina Aparecida Ribeiro; a vice-procuradora-geral do MPDFT, Selma Leite, entre outras autoridades.

A programação

O primeiro dia do workshop foi marcado pela apresentação da Resolução n° 147, editada pelo CNMP, que institucionaliza o planejamento estratégico nacional do Ministério Público. O promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais Jairo Cruz Moreira se encarregou de expor quais as diretrizes previstas na norma.

Houve ainda a apresentação pelo secretário-geral adjunto do CNMP, Guilherme Raposo, do projeto Gestão em Pauta, uma iniciativa do CNMP que permite o intercâmbio de ideias, troca de boas práticas, estreitamento de parcerias e aproveitamento de modelos administrativos com outras instituições.

Coube ao promotor de Justiça do MP de Mato Grosso do Sul Paulo Roberto Gonçalves falar sobre o Fórum Nacional de Gestão (FNG). A programação contou ainda com uma palestra do conselheiro Orlando Rochadel com o tema: Os princípios que regem o serviço público e seus indicadores, e uma segunda, que foi proferida pelo secretário de Gestão Estratégica do CNMP, Weskley Rodrigues, sobre a experiência do CNMP com a gestão por indicadores.

As atividades dessa quinta-feira foram encerradas com uma apresentação da metodologia do workshop de indicadores estratégicos nacionais, conduzida pelo assessor da CPE Rogério Carneiro.

No último dia do evento, esta sexta-feira, a programação começa às 9h e termina no fim da tarde.

* Com informações da Agência de Notícias do MP/AC

Foto: Tiago Teles (MP/AC).

Secretaria de Comunicação Social
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3315-9424
jornalismo@cnmp.mp.br 
Twitter: cnmp_oficial
Facebook: cnmpoficial
Instagram: cnmpoficial
YouTube: conselhodomp