Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP apresenta projeto Gestão em Pauta no MP do Rio de Janeiro - Conselho Nacional do Ministério Público
Gestão estratégica
Publicado em 29/3/17, às 10h00.

foto guiO secretário-geral adjunto do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Guilherme Raposo, e o secretário de gestão estratégica, Weskley Rodrigues do Santos, apresentaram nessas segunda e terça-feiras, 27 e 28 de março, o projeto Gestão em Pauta a membros e servidores do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ).

O trabalho pretende identificar mecanismos para tornar o Ministério Público mais eficiente e buscar projetos de sucesso junto as instituições estaduais a fim de fomentar boas práticas e replicá-las por todos os MPs. O MPRJ apresentou diversas iniciativas desenvolvidas em suas áreas administrativas.

Os representantes do CNMP apresentaram alguns projetos adotados pelo Conselho. Segundo Raposo, o Gestão em Pauta foi desenvolvido com base em quatro pilares: intercâmbio de experiências, estreitamento de parcerias, troca de boas práticas e excelência na gestão nas áreas temáticas que são foco do trabalho.

gestao em pauta mp rjEntre as outras iniciativas adotadas pelo CNMP apresentadas estavam os projetos “Sistema Eletrônico de Informações (SEI)”, ferramenta que gerencia a tramitação de processos administrativos de forma eletrônica; e “Construir – Gestão de Competências”, com foco na identificação das competências organizacionais e individuais com o objetivo de reestruturar a instituição em busca da excelência na gestão.

Um dos encaminhamentos do Gestão em Pauta no Rio de Janeiro foi o de convidar o MP/RJ para apresentar seus projetos na VI Mostra de Tecnologia da Informação, que reúne as melhores práticas na área de TI. A mostra será promovida pelo CNMP em junho deste ano.

Entre os projetos apresentados pelo MP/RJ durante os dois dias de encontro estavam o “MP em Mapas”, plataforma digital que reúne informações sociais, institucionais e administrativas relacionadas à atuação do MP/RJ;  o “Sistema Eletrônico de Votação”, que conferiu agilidade às votações e apuração dos votos para as eleições de membros ao Conselho Superior e ao cargo de procurador-geral de Justiça, evitando deslocamentos desnecessários do interior do Estado para a sede; o “MGP-e”, que reúne ferramentas para aprimorar a atuação no processo judicial eletrônico;  e o “MPLog”, responsável por mapear a estrutura institucional e seus órgãos, a fim de otimizar os recursos administrativos; entre outras boas práticas pela Secretaria-Geral e pela Diretoria de Tecnologia.

O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, falou na abertura do encontro, na segunda-feira, dia 27, sobre o esforço da administração em adotar estratégias mais profissionais e eficazes na administração pública. O subprocurador-geral de Justiça de Administração, Eduardo Lima Neto, ressaltou a importância da troca de experiência como fonte de conhecimento em busca das melhores práticas e alcance das metas estratégicas.

As palestras foram coordenadas pela subprocuradora-geral de Justiça de Planejamento Institucional, Leila Machado Costa, e pela coordenadora de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento, Carla Carrubba. Também participaram das apresentações de projetos pelo MP/RJ o secretário de Tecnologia da Informação e de Comunicação, Bernardo Vieira; o diretor de Tecnologia da Informação, Alexandre Pacheco; o secretário de Logística, Ronaldo Bello Guimarães; o diretor de Licitações e Contratos, Rafael Pacheco; e o gerente da coordenadoria de Análises, Diagnósticos e Geoprocessamento, Daniel Belchior.

Foto: Com fotos e  informações da Ascom MP/RJ.