Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. MP/SE realiza evento para divulgar o projeto “João Cidadão” - Conselho Nacional do Ministério Público
CDDF/CNMP
Publicado em 19/4/17, às 11h39.

DSC 1816Foi divulgada, na última segunda-feira, 10 de abril, no Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE), a cartilha “João Cidadão: um jeito simples de entender seus direitos.” A campanha foi lançada em 2016 por meio da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais do Conselho Nacional do Ministério Público (CDDF/CNMP).

Na ocasião, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná (MP/PR) e membro colaborador da CDDF/CNMP, Eduardo Salomão Cambi, apresentou a cartilha e expôs que a campanha foi pensada em conjunto com as ações de comunicação. “O objetivo é promover reflexões e ações sobre o exercício da cidadania, por meio do reconhecimento dos direitos fundamentais em situações concretas na vida cotidiana”, explicou Cambi.

O promotor salientou ainda que a cartilha é direcionada aos pais e educadores, membros e servidores do MP, sociedade em geral, bem como o público jovem. “O desafio da campanha foi construir canais comunicativos eficientes, caracterizados pelo uso de uma linguagem dinâmica e acessível, capaz de criar uma empatia com o público, tornar os direitos e deveres do cidadão mais atrativos e divulgar a atuação do MP”, ressaltou Eduardo Salomão Cambi.

Durante o evento, foi feita uma apresentação dos alunos do Colégio Vitória de Santa Maria sobre os direitos presentes na cartilha.

Presente no evento, o procurador-geral de Justiça do MP/SE, José Rony Almeida, destacou que o projeto João Cidadão é uma iniciativa premiada do CNMP, idealizado por Eduardo Cambi. “Falar de direitos humanos é fundamental, e levar isso para os estudantes é importante, mas não basta apenas expor os direitos, devemos praticar o exercício diário da cidadania. Temos que transformar as boas ideias em algo prático em que a sociedade possa aproveitar e reverter ao seu favor. Gostaria de contar com a colaboração de todos os alunos e professores para executar o projeto aqui no estado para que as pessoas tenham acesso ao conhecimento e possam cobrar efetivamente todos os seus direitos”, afirmou Almeida.

Por sua vez, o promotor de Justiça e diretor do Centro de Apoio Operacional dos Direitos à Educação, Alexandrino Sampaio, afirmou que “a educação em direitos humanos nada mais é do que a gente trazer para o nosso dia a dia a garantia dos nossos direitos, mas sem esquecer da obrigação de cumprir os nossos deveres”.

Ao término do evento, a assessora operacional e coordenadora dos programas do MP na Secretaria de Estado da Educação (SEED), Maria Selma Siqueira, salientou que a execução da campanha será feita pela Coordenação Pedagógica das Escolas junto aos professores e os trabalhos produzidos pelos alunos serão apresentados para toda a comunidade escolar.

Para saber mais sobre o evento, clique aqui.
Clique aqui e saiba mais sobre o projeto.
Acesso o hotsite do projeto clicando aqui.
Clique aqui e veja o Facebook do projeto João Cidadão.
Clique aqui e acesse a cartilha.

*Com informações do Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE)

Foto: MP/SE