Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Começa o I Encontro Nacional do MP do Tribunal do Júri - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 29/6/17, às 09h23.

Começa o I Encontro Nacional do MP do Tribunal do JúriNa manhã desta quinta-feira, 29 de junho, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça Militar, em Brasília-DF, teve início o I Encontro Nacional do Ministério Público do Tribunal do Júri. A finalidade do evento, que tem duração de dois dias e é destinado exclusivamente a membros do Ministério Público da União e dos Estados, é debater temas relevantes sobre o Tribunal Popular, estimular a produção de teses jurídicas e propiciar o aperfeiçoamento profissional.

Um dos componentes da mesa de abertura foi o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e presidente da Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), promotora do evento, Esdras Dantas de Souza. “Dou as boas-vindas a todos os presentes. É de fundamental importância que haja pessoas que nos ajudem quando temos a ideia de realizar um grande encontro”, falou.

O conselheiro também agradeceu aos presentes em nome do presidente do CNMP, Rodrigo Janot, e destacou a grande busca por inscrições no evento. “A procura foi tanta que fomos obrigados a desistir de realizar o encontro no auditório do Conselho e trazê-lo para a Procuradoria-Geral de Justiça Militar”, disse. O auditório onde está sendo realizado o evento possui capacidade para 330 participantes.

Outro conselheiro do CNMP a ter voz na mesa de abertura foi Antônio Duarte. “Enalteço a sensibilidade dos temas que têm sido discutidos pela UNCMP”, falou. Ele também aproveitou para elogiar a condução da referida unidade de capacitação por Esdras Dantas de Souza. “Ele tem noção da importância do papel do Ministério Público e tem nos ajudado a aprimorar a instituição Brasil afora. O encontro de hoje é uma belíssima iniciativa”, finalizou Duarte.

Para representar a instituição que recebe o evento, esteve presente à mesa de abertura o procurador-geral de Justiça Militar, Jaime Cassio Miranda. “Parabenizo a UNCMP por essa espetacular iniciativa que nos dá a oportunidade de discutir um pouco mais o Tribunal do Júri, que é um assunto de extrema paixão, capaz de trazer tantas pessoas para cá nesta manhã”, disse.

Quem também participou da abertura oficial do evento foi o promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso e presidente da Confraria do Júri, César Danilo Ribeiro de Novais. Segundo ele, “hoje é um dia histórico no âmbito da UNCMP e do CNMP. O Conselho já realizou vários encontros sobre diversos temas relacionados ao Ministério Público, mas ainda não tinha feito acerca de sua espinha dorsal e vitrine, que é o Tribunal do Júri. A Confraria está honrada por apoiar o evento”, afirmou o promotor de Justiça.

A mesa de abertura também recebeu a presença do procurador-geral de Justiça do Estado de Pernambuco, Francisco Dirceu Barros, e do procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP) Edilson Mougenot Bonfim, responsável pela primeira palestra do evento.

Clique aqui para ver a programação completa dos dois dias de evento.

Veja a cobertura fotográfica.

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).