Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Juiz de Direito Luciano Nunes é nomeado para compor o CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
CNMP
Publicado em 10/7/17, às 10h55.

Juiz de Direito Luciano Nunes é nomeado para compor o CNMPO juiz de Direito Luciano Nunes Maia Freire foi nomeado pelo presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, no exercício do cargo de presidente da República, para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) durante o biênio 2017/2019, na vaga destinada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A nomeação foi publicada na Seção 2, página 1, do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 10 de julho.

Luciano Nunes será empossado pelo presidente do CNMP, Rodrigo Janot. O juiz já havia sido aprovado pelo Plenário do Senado Federal no dia 4 de julho deste ano.

Clique aqui para ler sobre a sabatina de Luciano Nunes na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal.

Composição do CNMP

O CNMP é composto por 14 conselheiros, que são indicados por suas instituições de origem e precisam da aprovação do Senado Federal e da Presidência da República para assumir o cargo. A composição do Conselho é formada para uma gestão de dois anos, sendo que os conselheiros podem ser reconduzidos aos cargos por mais um mandato. O presidente do CNMP é o procurador-geral da República.
Veja abaixo como é formada a composição do CNMP:

- o procurador-geral da República, que o preside
- quatro membros do Ministério Público da União, assegurada a representação de cada um dos seus ramos
- três membros do Ministério Público dos Estados
- dois juízes, um indicado pelo STF e o outro pelo STJ
- dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da OAB
- dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, um indicado pela Câmara dos Deputados e o outro pelo Senado Federal

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).