Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Sociedade pode ajudar na elaboração do novo planejamento estratégico do CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
Planejamento estratégico
Publicado em 18/7/17, às 11h10.

Sociedade pode ajudar na elaboração do novo planejamento estratégico do CNMPPor meio do preenchimento de um questionário, a sociedade em geral, membros e servidores do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Ministério Público poderão ajudar na elaboração do novo planejamento estratégico do CNMP, que terá vigência de 2018 a 2023 e será composto por missão, visão, valores, objetivos estratégicos, indicadores, metas e portfólio de projetos estratégicos.

No questionário, que estará disponível no portal do Conselho a partir de 24 de julho, os respondentes poderão avaliar aspectos relacionados ao CNMP, como o nível de importância de atividades realizadas pela instituição: fiscalização e controle do MP brasileiro, fomento ao desenvolvimento do MP, atuação como órgão integrador e indução de boas práticas de políticas públicas.

Além disso, os respondentes poderão explicitar o que consideram como principais desafios, carências, pontos fortes, oportunidades e adversidades relacionados ao CNMP. Poderão também dizer como visualizam o Conselho nos próximos seis anos e quais são as linhas de ações que a instituição deveria adotar de 2018 a 2023.

Fases do projeto

O projeto de elaboração do novo planejamento estratégico do CNMP, denominado “Estratégia em Movimento – Alinhar o presente para mudar o futuro” e aprovado pelo Plenário da Casa no dia 27 de junho, durante a 12ª Sessão Ordinária de 2017, está dividido em três fases.

A primeira fase, da qual faz parte a aplicação do referido questionário, é denominada diagnóstico institucional. Nela, já foi realizado um benchmarking nos seguintes órgãos da Administração Pública: Tribunal de Contas da União, Superior Tribunal de Justiça, Ministério Público da União, Câmara dos Deputados, Senado Federal e Agência Nacional de Aviação Civil. O objetivo das visitas, realizadas por servidores do Conselho, foi extrair as melhores práticas em planejamento estratégico adotadas por essas instituições e adaptá-las à realidade do CNMP. Ademais, haverá entrevistas com diversas autoridades.

A segunda fase consistirá em utilizar, de forma adaptada, uma metodologia de medição e gestão de desempenho chamada Balanced Scorecard. O objetivo será refinar, caso necessário, a missão e os valores do CNMP, além de definir a nova visão de futuro e os objetivos estratégicos que nortearão as atividades do Conselho nos próximos seis anos.

Por fim, a terceira fase, ainda com base na mesma metodologia citada, consistirá na definição de novos indicadores e metas estratégicos e na identificação do novo portfólio de projetos estratégicos.

A primeira e a segunda fases estão programadas para 2017, enquanto a terceira, para 2018.

Importância de um planejamento estratégico

Destaca-se que o planejamento estratégico é fundamental para as instituições, principalmente para as organizações públicas, que vivem num cenário de constante mudança de gestão e devem prestar contas à sociedade de seus serviços.

Assim, pode-se destacar diversos benefícios proporcionados pelo planejamento, tais como: o estabelecimento do rumo para as ações principais da organização; o acompanhamento e o desenvolvimento organizacional por meio do uso de indicadores de desempenho; a mudança na cultura organizacional; a melhoria da gestão em setores como finanças, pessoal e comunicação; a possibilidade de a organização agir proativamente; a geração do autoconhecimento através da análise de seus pontos fracos e fortes; a possibilidade de retirar os servidores, que passam a ter metas a serem alcançadas, da zona de conforto a qual estavam acostumados; e o direcionamento para que a organização pública não se distancie de sua missão mesmo em momentos de restrição de recursos financeiros.

No CNMP, o trabalho de elaboração do novo planejamento estratégico está sendo executado pelos próprios servidores da Casa, com a coordenação da Secretaria de Gestão Estratégica.