Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Palestra destaca a importância dos indicadores para a gestão no Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Congresso de Gestão
Publicado em 4/8/17, às 08h33.

Palestra destaca a importância dos indicadores para a gestão no Ministério PúblicoNesta sexta-feira, 4 de agosto, a servidora do Ministério Público do Estado do Paraná (MP/PR) Karin Kasburg ministrou uma palestra, no hotel Royal Tulip, em Brasília-DF, sobre uma ferramenta importante para o cotidiano de quem trabalha na área de gestão dentro do Ministério Público: os indicadores. A atividade fez parte da programação do 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Dentre as inúmeras definições de indicadores, Karin preferiu a ressaltar a seguinte: “relação matemática que mede, numericamente, atributos de um processo ou de seus resultados, com o objetivo de comparar esta medida com metas preestabelecidas”. A palestrante disse achar essa definição a melhor para os gestores porque ela traz destaque para o fato de o indicador precisar ser um número. “Não pode ser percepção, sensação ou simples desejos dos gestores”, explicou.

Como o 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público propôs-se a falar de sustentabilidade, Karin trouxe essa temática à discussão também. Ela apresentou os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) e afirmou que apenas dois deles não podem ser influenciados diretamente pelo Ministério Público. “Quanta responsabilidade está em nossas mãos”, destacou a palestrante.

Karin também falou sobre a construção de um bom indicador. “O segredo não está no indicador em si, pois é fácil extrair vários, mas sim na pergunta que você quer responder. É preciso formular a pergunta certa. A partir disso, escolhe-se o indicador mais adequado para orientar a gestão”, disse.

Além disso, a palestrante afirmou que um bom indicador deve ser: específico, mensurável, atingível, relevante e baseado no tempo. Por fim, Karin deixou a mensagem de que “bons indicadores nos permitem ter uma análise preditiva, nos fazem enxergar tendências, que influenciarão nosso planejamento”.

Clique aqui para ver fotos do 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público.

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).