Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP inicia a quarta fase do Programa de Capacitação em Governança e Gestão de TI - Conselho Nacional do Ministério Público
Tecnologia da informação
Publicado em 23/7/18, às 16h41.

Reunião Governança e Gestão de TINesta segunda-feira, 23 de julho, teve início, na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília/DF, a quarta fase do Programa de Capacitação em Governança e Gestão de Tecnologia da Informação. O objetivo é desenvolver as competências mínimas necessárias, para que as unidades do Ministério Público possam implementar os projetos e ações previstos no Programa Nacional de Governança de TI.

O evento é uma realização da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), por meio do Comitê de Políticas de Tecnologia da Informação do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (CPTI/FNG-MP), em parceria com o Ministério Público de Estado de Pernambuco (MP/PE) e o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT).

A implementação do Programa Nacional de Governança de TI (PNG-TI) é uma imposição da Política Nacional de Tecnologia da Informação, instituída pela Resolução CNMP nº 171/2017.

Os trabalhos desta segunda-feira foram abertos pelo assessor da CPE/CNMP Rogério Carneiro e pela nova coordenadora do Comitê de Políticas de Tecnologia da Informação, Luciana Maria de Araújo Freitas, assessora de Governança de Tecnologia da Informação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

A capacitação abrange 40 horas de aula, distribuídas em duas turmas compostas por servidores da área de tecnologia do Ministério Público: a primeira, de 23 a 27 de julho, e a segunda, prevista para de 19 a 23 de novembro; ambas na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho.

O instrutor da capacitação é Roberto Delgado Arteiro, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco e servidor do Ministério Público do Estado de Pernambuco. Ele atua há 25 anos no mercado de TI e liderou projetos de Governança, Riscos e Compliance nos setores público e privado. Além disso, participou, no CNMP e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), da construção de instrumentos regulatórios atualmente norteadores da Governança de TI no Sistema de Justiça brasileiro e é professor titular de disciplinas relacionadas a esse tema em programas de pós-graduação.

Foto: CPE/CNMP.