Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Setembro Amarelo: CNMP recebe iluminação especial em apoio à campanha - Conselho Nacional do Ministério Público
Campanha
Publicado em 4/9/18, às 19h56.

predio amareloA fim de marcar a adesão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) à campanha Setembro Amarelo, o edifício-sede da Casa recebe nesta terça-feira, 4 de setembro, a iluminação nesta cor. A fachada contará com o efeito especial até o dia 30 de setembro.

A Organização Mundial da Saúde instituiu a data de 10 de setembro como Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A medida deu origem ao movimento Setembro Amarelo, que visa a chamar atenção para o assunto no no mundo. No Brasil, as ações do Setembro Amarelo foram iniciadas em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Neste ano, o CNMP aderiu pela primeira vez ao movimento.

A cor amarela foi escolhida em homenagem a Mike Emme, adolescente que morreu por suicídio em 1994, nos EUA. Seus pais, familiares e amigos iniciaram ações para prevenção do suicídio tendo a fita amarela como símbolo de que é possível pedir ajuda e receber ajuda em caso de sentimentos e pensamentos relacionados a sofrimento insuportável.

Ações internas

Pela primeira vez, o CNMP realizará uma campanha interna sobre prevenção do suicídio. Ao longo do mês de setembro, a Coordenadoria de Serviços de Saúde (Cossaude), em parceria com a Assessoria de Comunicação Social (Ascom), divulgará orientações sobre o tema.

O conteúdo das mensagens foi elaborado com apoio da Secretaria de Serviços de Saúde da PGR (SSI- Saúde) e inclui informações sobre valorização da vida, prevenção do suicídio e luto vivido por pessoas próximas a alguém que tenha tirado a própria vida.

Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).