Pelo quinto ano consecutivo, o prédio do Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília, adere à campanha Novembro Azul que visa a alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, segundo tipo de câncer que mais afeta os homens e o mais frequente nos que possuem mais de 50 anos. A partir desta segunda feira, 5 de novembro, o prédio recebe iluminação na cor azul.
O objetivo do Novembro Azul é conscientizar as pessoas acerca da doença, incentivar a prevenção e desconstruir preconceitos em relação aos exames, visando a levar informações e esclarecimentos a todos em prol da saúde masculina.
O envelhecimento está entre os fatores de risco da doença, assim como o histórico familiar da doença, aspectos hormonais e ambientais, além de maus hábitos alimentares, sedentarismo e excesso de peso.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a identificação da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. O Ministério da Saúde recomenda que os exames preventivos sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra – cuja prevenção deve ser iniciada aos 45 anos.
Histórico
O movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, em comemoração ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). No Brasil, foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.
Foto: Sérgio Almeida (Ascom/CNMP).