Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Parceria entre Ministério Público e sociedade é destacada em reuniões entre representantes da Corregedoria Nacional, MPF e MPT no Pará - Conselho Nacional do Ministério Público
Correição
Publicado em 4/12/19, às 17h11.

mpfpaA importância do trabalho em parceria entre o Ministério Público brasileiro, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a sociedade foi um dos destaques da pauta de visita de membros da Corregedoria Nacional do MP e do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) à sede do Ministério Público Federal (MPF) em Belém/PA, nessa segunda-feira, 2 de dezembro.

Visitaram o MPF/PA o corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis, os conselheiros do CNMP Sebastião Caixeta e Sílvio Amorim e o procurador-geral de Justiça do Estado do Pará, Gilberto Martins. Também integraram a comitiva da Corregedoria do MP o coordenador-geral, Benedito Torres Neto, o coordenador de correições e inspeções, Alessandro Santos de Miranda, e a membro auxiliar Cristina Nascimento de Melo.

O grupo foi recebido pelo procurador-chefe do MPF/PA, Alan Rogério Mansur Silva, e pelos procuradores da República Felipe de Moura Palha, Nathália Mariel, Ricardo Negrini, e Vitor Souza Cunha. A visita foi realizada em meio à correição extraordinária da Corregedoria Nacional do MP nas promotorias criminais das unidades do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) de Altamira, Ananindeua, Belém, Marabá e Marituba.

Uma das formas mais diretas de estreitamento dos laços de parceria entre o MP e a sociedade deve ser a priorização, pelo MP, da atuação em temas mais urgentes da sociedade, com ênfase na segurança pública, apontou o corregedor nacional. “Não podemos deixar de priorizar a segurança pública. Esse é um tema que demanda tratamento prioritário pelo MP”, enfatizou o corregedor nacional.
Ao final do encontro, o procurador-chefe do MPF/PA, o conselheiro do CNMP Silvio Amorim e o procurador da República Ricardo Negrini reforçaram os agradecimentos de toda a instituição ao corregedor nacional do MP pela abertura ao diálogo. “A legitimidade de uma Corregedoria Nacional respeitada pela sociedade dá qualidade ao trabalho de todos os membros do MP”, frisou Mansur Silva.

Visita ao MPT/PA

mptpaAinda na segunda-feira, a comitiva do CNMP visitou o Ministério Público do Trabalho no Pará (MPT/PA). Na ocasião, o conselheiro Sebastião Caixeta falou sobre a importância da integração da Corregedoria Nacional com todos os ramos do MP, exemplificada nas visitas institucionais feitas durante as correições.

Rinaldo Reis elogiou o trabalho do MPT e a capacidade do órgão em fazer parcerias. O corregedor nacional explicou o procedimento do novo modelo de correições adotado pela Corregedoria Nacional, que observará o papel transformador e restaurador do Ministério Público junto à sociedade.

A correição em promotorias criminais do MP/PA começou na segunda-feira e prossegue durante toda esta semana. Finalizada a correição, o corregedor nacional pretende montar um plano de trabalho que inclui a atuação da Corregedoria Nacional, da Procuradoria-Geral de Justiça e da Corregedoria-Geral do MP/PA, do governo do estado e das autoridades ligadas à área de segurança pública no âmbito estadual, além do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e Centro de Apoio Operacional Criminal do MP/PA.

 Fotos: Corregedoria Nacional/CNMP