Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Aberta a 3ª Reunião Ordinária de 2019 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público - Conselho Nacional do Ministério Público
Fórum Nacional de Gestão
Publicado em 9/12/19, às 18h11.

 

fngComeçou, nesta segunda-feira, 9 de dezembro, a 3ª Reunião Ordinária de 2019 do Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG/MP). O evento, que prossegue até esta terça-feira, dia 10, no Hotel Kubitschek Plaza, em Brasília-DF, foi aberto pelo presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP), conselheiro Sebastião Caixeta.  O procurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, também compôs a mesa de abertura.  

Na solenidade de abertura do evento, Sebastião Caixeta destacou que o FNG é o fórum que busca a integração das áreas administrativas do Ministério Público brasileiro “dentro da necessidade de implementação da unidade da instituição, com o fim de dar concretude aos seus princípios constitucionais”. O conselheiro relembrou que as reuniões do Fórum permitem o compartilhamento e a produção de conhecimento no âmbito dos diversos comitês e por meio das atividades desenvolvidas.  Especialmente na abertura da 3ª Reunião Ordinária, Caixeta enfatizou a busca pela equidade de gênero: “Nesta reunião procuramos buscar uma proporcionalidade de representação de gênero, que é uma meta da Comissão de Planejamento Estratégico. Aqui, 46% dos participantes inscritos são mulheres”.  

Quanto à trajetória a frente da CPE/CNMP, Caixeta fez um resgate histórico acerca do primeiro biênio de gestão: “Depois dos dois anos que estive na Presidência da CPE, junto com a equipe, quero destacar algumas ações e iniciativas as quais tivemos a oportunidade de conduzir:  a realização de seis reuniões ordinárias para o FNG;  a continuidade do Programa de Capacitação e Governança de Gestão Tecnologia da Informação; a realização da I Mostra de Projetos do Ministério Público e da I Mostra de Processos do Ministério Público; a realização da VI Mostra de Tecnologia; a Ação Nacional na área de Comunicação para elaboração da Campanha Nacional de Comunicação  do MP; o Comitê de Políticas de Gestão Estratégica; o acompanhamento  da implementação do e-social no MP; e a Ação Nacional na área de orçamento.  

Ainda na fala de abertura, Caixeta salientou a importância Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público:  “De todas as iniciativas, eu quero destacar a entrega do nosso novo Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN 2020-2029). Quanto ao PEN, daremos os próximos passos com o objetivo de sua divulgação, implementação e adesão.  Destaco também que, nessa reunião, os participantes terão a oportunidade de construir o Plano Diretor do Fórum Nacional de Gestão a viger no próximo triênio (2020 a 2022)”.  

Ainda em discurso de abertura, Alberto Bastos Balazeiro ressaltou: “Eu vejo sempre com muita alegria iniciativas desse tipo, que possam fazer uma interlocução entre área meio e área finalística, buscando o alcance de resultados a partir dessa ponte que deve existir entre o que a gente faz na administração e o que a gente realiza na ponta, na atuação.  A gente busca resultados que precisam ser trabalhados a partir de metas e indicadores de atuação efetiva do planejamento estratégico”.  

Após a solenidade de abertura, o procurador do Trabalho e coordenador-geral do FNG/MP, Carlos Eduardo de Andrade, conduziu a Plenária de nivelamento dos comitês. As atividades prosseguem durante toda a tarde com a reunião dos Representantes da Administração Superior (RAS) e dos comitês de Comunicação, Gestão Administrativa, Gestão Estratégica, Gestão Orçamentária, Gestão de Pessoas e Tecnologia da Informação. Na quarta-feira, pela manhã, as reuniões temáticas continuam e, à tarde, serão apresentados os trabalhos e as deliberações finais.

O FNG/MP tem por objetivo promover o debate, o estudo, a análise, a discussão, a harmonização, a articulação e a implementação das melhores práticas de gestão para o suporte às atividades-fim do Ministério Público brasileiro.

Foto: CPE/CNMP.