Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedoria Nacional do MP inicia trabalhos de correição extraordinária em Alagoas - Conselho Nacional do Ministério Público
Correição
Publicado em 16/3/20, às 17h46.

Mesa de abertura da correição extraordinária no Ministério Público de Alagoas.Nesta segunda-feira, 16 de março, o corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, deu início aos trabalhos de correição extraordinária na área de segurança pública no Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL).

Na reunião de abertura das atividades, Rinaldo Reis Lima apresentou informações referentes à criminalidade em Alagoas (o quinto estado mais violento do Brasil, segundo dados colhidos pela Corregedoria Nacional do Ministério Público). Além disso, o corregedor nacional explicou que a correição é qualitativa e tem o objetivo de verificar como está a atuação do MP/AL na temática da segurança pública.

Durante esta semana, serão correcionadas as promotorias que atuam com crimes violentos letais intencionais (CVLI), controle externo da atividade policial e sistema prisional nas cidades de Maceió e Arapiraca. A escolha desses dois municípios é decorrente da análise de dados do Atlas da Violência de 2019 (que reflete estatísticas de 2017), os quais apontam Maceió como a quinta capital mais violenta do Brasil, e Arapiraca como o 66º município mais violento do país.

Participaram da reunião, além do corregedor nacional, o conselheiro nacional do MP, Oswaldo D’Albuquerque de Lima Neto; o procurador-geral de Justiça e o corregedor-geral do MP/AL, Sérgio Rocha Cavalcanti Jucá e Walber Valente de Lima, respectivamente; o ouvidor-geral e o chefe de gabinete do órgão, Lean Antônio Ferreira de Araújo e Almir Crescêncio, respectivamente; bem como o coordenador-geral da Corregedoria Nacional do MP, Benedito Torres Neto.

Além de detectar eventuais inadequações de ordens disciplinares ou administrativas, tomando as providências necessárias para o equacionamento das distorções constatadas, a Corregedoria Nacional tem como objetivo orientar e buscar o aprimoramento nas atividades do Ministério Público, conhecendo iniciativas inovadoras que possam ser futuramente aplicadas em outras unidades ministeriais, sendo imprescindível a verificação in loco do funcionamento dos serviços que estão sendo prestados.

Foto: Corregedoria Nacional do MP