Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Rede Cegonha - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 25/4/12, às 18h19.

CNMP se reúne com representantes do Ministério da Saúde


IMG_5827 Integrantes do Grupo de Trabalho da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), coordenado pelo conselheiro Luiz Moreira, se reuniram nesta quarta-feira, 25 de abril, com representantes do Ministério da Saúde. As promotoras Isabel Porto (MP/CE) e Roseli Pery, membros auxiliares do CNMP, receberam, na sede do Conselho, a coordenadora do Programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde, Sônia Lievori, e a supervisora técnica, Vera Figueiredo.

O objetivo do encontro foi estabelecer estratégias de atuação do Ministério Público Brasileiro no combate a mortalidade materna no país. “Conversamos sobre os objetivos do milênio de redução da mortalidade materna e infantil e a Rede Cegonha, considerada como um potente mecanismo do Ministério da Saúde capaz de responder a esse grande desafio”, explicou a promotora Isabel Porto.

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, operacionalizada pelo SUS, fundamentada nos princípios da humanização e assistência. Por meio da iniciativa, mulheres, recém-nascidos e crianças têm acesso a pré-natal de qualidade, exames, atenção especial em casos de alto risco e parto humanizado e seguro, ações que levam à redução da mortalidade materna.

Mortalidade Materna


A Mortalidade Materna é a morte de uma mulher durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação, independentemente da duração ou da localização da gravidez. As principais causas estão relacionadas à hipertensão arterial, diabetes, hemorragia, infecções puerperais e complicações no momento do parto.

Cerca de 90% dos óbitos maternos são evitáveis, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS. A cada minuto uma mulher morre no mundo por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto: são 1.600 mulheres por dia, quase 600 mil por ano.

Assessoria de Comunicação
CNMP
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 3366-9124
Twitter: cnmp_oficial