Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. GEMPERJ - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 11/6/12, às 21h00.

MPRJ realiza encontro com Procuradores de Justiça


rio_de__janeiroO quinto encontro da quarta fase do Projeto de Gestão Estratégica (GEMPERJ) foi realizado nesta segunda-feira (11/06), pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em Copacabana, reunindo cerca de 80 Procuradores de Justiça. Foi debatido o alinhamento do Mapa Estratégico do MPRJ com o planejamento nacional proposto pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O evento contou com a presença da Conselheira Cláudia Chagas, Presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, e da Promotora de Justiça Martha Beltrame, Membro auxiliar do Conselho.

O Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes, abriu o encontro destacando a similaridade do planejamento estratégico elaborado pelo MPRJ com o que foi pensado nacionalmente. “Nosso planejamento está muito próximo do que foi estruturado pelo CNMP. Desde o início deste mandato apostamos em objetivos definidos e na cultura de resultados. A importância do Planejamento Estratégico vem sendo demonstrada com o reconhecimento, cada vez maior, do trabalho de nossa Instituição pela sociedade. Agora, é importante para o Ministério Público a visibilidade de seus projetos a nível nacional”, afirmou o Procurador-Geral de Justiça.

Sob o lema “Alinhando Estratégias”, o GEMPERJ busca, este ano, uma integração efetiva dos Membros do MPRJ e dos projetos desenvolvidos na Instituição com os parâmetros nacionais estabelecidos pelo CNMP. As discussões ocorreram setorialmente nas áreas Cível, Criminal, Infância e Juventude e Tutela Coletiva.

A Conselheira Cláudia Chagas apresentou o Planejamento Estratégico Nacional (PEN) do CNMP. Segundo ela, o desafio é buscar a parceria com os MPs além das prioridades regionais e através dos muitos pontos de convergência entre as instituições. “A partir do diálogo e pesquisas travadas com todas as instituições, definimos 29 projetos estratégicos para o CNMP, entre eles, programas de ações temáticas, fóruns e políticas nacionais. O objetivo agora é fazer alinhamentos e elaborar um banco de projetos para fortalecer e aprimorar a atuação institucional de forma socialmente efetiva”, disse a Conselheira.

Em seguida, o Subprocurador-Geral de Justiça de Planejamento Institucional, Carlos Roberto de Castro Jatahy, apresentou o resultado do trabalho realizado nos últimos três anos de GEMPERJ e apontou semelhanças entre os mapas estratégicos. Jatahy expôs as principais ações relativas à adequação da força de trabalho nas Procuradorias de Justiça, que recentemente ganharam novos assessores jurídicos. Os manuais e projetos lançados para padronizar processos e rotinas, o aumento da capacitação especializada dos servidores, a intensificação da atuação do segundo grau na formação de jurisprudência favorável às teses institucionais também foram citados, assim como o aumento da atuação ministerial nos Tribunais Superiores.“O Planejamento Estratégico não seria possível sem a contribuição dos Procuradores de Justiça com uma visão mais experiente e um conhecimento global do MP e seus desafios”, afirmou o subprocurador-geral.

O Coordenador de Acompanhamento de Projetos, Promotor de Justiça Cristiano Lajoia, apresentou a dinâmica de trabalho. Ainda pela manhã, os Membros discutiram o grau de relevância dos Objetivos Estratégicos do PEN antes de encerrar a primeira parte do encontro.Na segunda etapa do evento, os Procuradores de Justiça participaram de oficinas de trabalho divididas por áreas de atuação. Foram feitas análises dos projetos nacionais e elaboradas sugestões. A dinâmica do evento foi definida pela Administração Superior em parceria com as Coordenações dos CAOps, tendo à frente a Coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos, Procuradora de Justiça Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea; a Coordenadora de Planejamento Institucional, Procuradora de Justiça Denise Soares Lopes, e o Promotor de Justiça Cristiano Lajoia.

Também participaram do encontro a Corregedora-Geral do MPRJ, Procuradora de Justiça Maria Cristina Menezes de Azevedo; a Subcorregedora-Geral Lígia Portes Santos; o Coordenador do Grupo Especial de Atuação Integrada Regional (GEAIR), Marcos Chut; o Coordenador do Núcleo de Apuração Criminal (NAC), Rogério Scantamburlo; o Coordenador da Assessoria de Recursos Constitucionais, Nilo Suassuna; a Subcorregedora-Geral Simone Ferolla; a Coordenadora de Movimentação de Procuradores, Vera de Souza Leite; o Assessor Criminal, Alexandre Araripe Marinho; o Assessor Cível, Pedro Elias Sanglard; a Assessora Internacional, Lilian Pinho; a Coordenadora do 1º CAOp, Márcia Alvares Pires Rodrigues, e a Subcoordenadora Katia Aguiar Selles Porto; além dos Promotores de Justiça Coordenadores do 3º CAOp Cível, Leonidas Filippone Farrulla Júnior; do 4º CAOp, Rodrigo Cézar Medina da Cunha; e do 6º CAOp, Vinícius Leal Cavalleiro.

Com informações da Assessoria de Comunicação do MP/RJ

Assessoria de Comunicação
CNMP
(61) 3366-9124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Twitter: @cnmp_oficial