Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Em Pauta destaca a relevância do rigor científico nos processos de interrogatório e análise de credibilidade - Conselho Nacional do Ministério Público
Capacitação
Publicado em 11/3/21, às 12h23.

marinelaRealizado pela Unidade Nacional de Capacitação do Ministério Público (UNCMP), com a apresentação da conselheira Fernanda Marinela (foto), o programa Em Pauta desta quinta-feira, 11 de março, debateu o tema: “Interrogatório e análise de credibilidade baseados em evidências científicas”. Nas palavras do convidado desta edição, o perito forense em Análise de Credibilidade Anderson Carvalho: “Na análise de credibilidade se busca avaliar até que ponto um discurso é credível ou não. A taxa de assertividade entre peritos de mesma certificação e formação gravita na faixa de 80 a 90%.  Os peritos que passam pelo processo científico e estudam metodologias e protocolos começam a entender o ser humano por meio de emoções”.

Sobre o assunto, Anderson Carvalho explicou ainda que, “quando se fala em análise de credibilidade, busca-se evidências científicas para valorar algo. Existem protocolos e metodologias que passam por testes que exigem rigor científico. O que define um protocolo e uma metodologia científica é a utilização de critérios que precisam ser testados”. Na sequência, ele acrescentou: “analisar as expressões faciais é analisar as emoções. Aquilo que uma pessoa sente é transferido para a face. Quando sentimos uma emoção, recebemos um estímulo que é transferido para a face”. 

Ao longo da conversa, o convidado discorreu acerca dos processos históricos de diferentes povos e culturas humanas na busca pela verdade. Ele também analisou episódios concretos de investigação, como o caso do serial killer americano Samuel Little e o caso brasileiro das “Bruxas de Guaratuba”. Uma das diferenças da eficácia da investigação nesses dois casos foi a metodologia da entrevista.  “Uma entrevista investigativa é uma tentativa de extrair relatos e informações, e não uma tentativa de extrair uma confissão. O PEACE é um protocolo de entrevista investigativa utilizado em Londres, com alto nível de acerto. Outro protocolo que tem alto índice de assertividade é o SCANn-R, que aplica uma análise por vídeo”, detalhou. 

Outra ferramenta citada pelo especialista é o Facial Action Coding System (FACS),  um sistema para taxonomizar expressões faciais humanas. Em complemento, Anderson Carvalho também abordou questões ligadas às emoções humanas: “As emoções básicas são universais. As sete emoções básicas dos seres humanos são:  medo, raiva, tristeza, alegria, nojo, surpresa e desprezo”. 

Em Pauta 

O Em Pauta e tem o objetivo de discutir temas jurídicos de grande relevância, com impactos na atuação de membros do Ministério Público em todo o país. As exibições acontecem sempre às quintas-feiras, às 10 horas, pelo canal oficial do CNMP no YouTube.  

Veja aqui a íntegra da edição.