Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Aniversário - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 26/6/12, às 18h21.

Sessão solene marca sete anos da instalação CNMP

 

O Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realizou na tarde dessa terça-feira, 26 de junho, sessão solene de comemoração do aniversário de sete anos da instalação do órgão.

Em discurso, o presidente do CNMP, Roberto Gurgel, parabenizou todas as pessoas que, ao longo dos últimos sete anos, ajudaram a construir “uma instituição que está à altura dos anseios da sociedade brasileira”. Ele destacou a evolução do órgão e o compromisso dos conselheiros das composições atual e anteriores. “A sociedade exige que as instituições sejam mais que meras declarações de intenções. É dever dos organismos estatais superar todos os obstáculos para cumprir adequadamente seus deveres institucionais”.

Segundo o presidente, o CNMP tem obtido êxito no papel de fortalecer o MP brasileiro e de zelar pela autonomia e independência do órgão. Nesse sentido, um dos projetos mais importantes do Conselho foi a indução da gestão estratégica no Ministério Público. “O amadorismo ainda presente em algumas de nossas ações deve dar lugar definitivamente a uma ação estratégica, de planejamento, de organização e de compromisso com resultados sociais”, disse Gurgel.

A conselheira Claudia Chagas, presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, apresentou os mapas estratégicos do Conselho e do MP brasileiro, este último construído a partir de ampla discussão com membros da instituição e lideranças, a partir de enquete nacional e eventos regionais. O Planejamento Estratégico Nacional teve sua etapa de formulação encerrada em 2011. A partir de agora, o projeto entra na execução e será chamado Ação Nacional 2011-2015.

A conselheira também apresentou o Banco de Projetos, iniciativa que integra a Ação Nacional e que pretende estimular a adoção de boas práticas no MP. “O banco é espaço de compartilhamento e troca de experiências e também uma iniciativa que vai colaborar com a transparência, já que ele mostra para a sociedade quais são os nossos projetos estratégicos”, disse.

Para Ophir Cavalcante, presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o CNMP é motivo de orgulho tanto para o Ministério Público e quanto para a sociedade brasileira. Segundo ele, o órgão estimula a visão nacional do Ministério Público, o que é essencial para o fortalecimento da instituição e para o interesse público. “A mudança de paradigmas é a principal revolução que o CNMP vem realizando”.

“O CNMP veio para auxiliar no aperfeiçoamento da nossa instituição”, disse Cláudio Lopes, presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG). Os dois órgãos firmaram termo de cooperação para possibilitar cessão gratuita e recíproca de programas e sistemas e o intercâmbio de informações e conhecimentos da área de Tecnologia da Informação e área-fim, com a possibilidade de adesão de todos os Ministérios Públicos.

Assessoria de Comunicação
Conselho Nacional do Ministério Público
Fone: (61) 3366-9124
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Twitter: cnmp_oficial