Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. CNMP apoia divulgação de seminário sobre direito das vítimas promovido por Escola Superior do MP/MA - Conselho Nacional do Ministério Público
Defesa das Vítimas
Publicado em 12/9/22, às 13h57.

seminario vitimas2No dia 23 de setembro de 2022, às 9h, acontece o Seminário luso-brasileiro de Direito das Vítimas. Promovido pela Escola Superior do Ministério Público do Maranhão, em parceria com a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, o evento tem o apoio do Movimento Nacional em Defesa da Vítimas, idealizado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O encontro será virtual, com transmissão pelo YouTube da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão.

O membro auxiliar da Presidência do CNMP, Marcelo Weitzel, ministrará palestra no evento. Além de Weitzel, o seminário terá como palestrantes Luiza Brunet, atriz e ativista em defesa dos direitos das mulheres; Fabíola Moran, promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo; e Lélio Braga, promotor de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais.

A iniciativa pretende desenvolver ações coordenadas de mobilização, capacitação e incentivo a boas práticas para proteger e assegurar os direitos de vítimas de violência, omissão, ódio, intolerância, insegurança, desigualdade ou exploração.

As inscrições para fins de certificação estão disponíveis no ambiente virtual da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão.

Movimento das Vítimas

O projeto Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas foi lançado, oficialmente, em 28 de junho deste ano e é promovido pelo CNMP, pelo Ministério Público Federal e pela Escola Superior do Ministério Público da União, em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público.

A iniciativa tem como objetivo desenvolver ações coordenadas em busca da proteção integral e de promoção de direitos e de apoio às vítimas, no âmbito do Ministério Público brasileiro, e, entre suas linhas de ação, inclui a realização e/ou o fomento de iniciativas para a promoção da temática abrangida, por meio de reuniões estratégicas, cursos/seminários, publicações, eventos, premiações, campanha de comunicação, entre outros.