Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Grupo de trabalho do CNMP sobre realização de grandes eventos acompanha operação de segurança pública do jogo entre Athletico Paranaense e Flamengo no Paraná - Conselho Nacional do Ministério Público
Segurança pública
Publicado em 10/5/23, às 17h20.

WhatsApp Image 2023 05 09 at 10.28.06Nos dias 7 e 8 de maio, o grupo de trabalho do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) criado para elaborar o Manual de Atuação do Ministério Público brasileiro em grandes eventos visitou o Ministério Público do Estado do Paraná (MP/PR), em Curitiba, e acompanhou a operação de segurança pública do jogo entre Athletico Paranaense e o Flamengo, realizado na Arena da Baixada, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de Futebol de 2023.

O grupo de trabalho é vinculado à Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP) do CNMP, presidida pelo conselheiro Jaime de Cassio Miranda. Além do presidente, compuseram a comitiva os seguintes integrantes do grupo: Eduardo Sabo, Alexandre José de Barros Leal Saraiva e Alexandre Reis de Carvalho. 

A comitiva da CSP que esteve presente à Arena observou o trabalho de policiamento ostensivo realizado pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar, além de visitar as instalações da delegacia móvel, o Juizado Especial Criminal e o centro de controle operacional. Também foram apresentados à equipe do CNMP o sistema de biometria, as estratégias de contenção e resolução de conflitos e a atuação de compliance do Athletico. 

Já no dia 8, segunda-feira, na sede principal do Ministério Público do Estado do Paraná, foi realizada uma reunião com representantes das instituições e órgãos, públicos e privados, responsáveis pela segurança em grandes eventos. À tarde, os integrantes do GT foram recebidos pelo procurador-geral, Gilberto Giacoia. 

Ao final, Jaime de Cassio Miranda destacou que a visita forneceu importantes subsídios para a elaboração do Manual e solicitou que os protocolos e planos de atuação já produzidos fossem compartilhados com a coordenação do grupo de trabalho. 

Foto: CSP