Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. MPPI, órgãos e entidades do Piauí aderem ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, coordenado pelo CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público
Saúde
Publicado em 10/5/23, às 17h57.

piO Ministério Público, órgãos e entidades do Piauí são os novos aderentes ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para conscientizar a população acerca da importância das vacinas, a fim de que haja a retomada de índices seguros e homogêneos da cobertura vacinal no Brasil. A adesão ocorreu na manhã desta quarta-feira, 10 de maio, durante solenidade na sede do MPPI, na zona leste de Teresina (PI).

A campanha de conscientização do MP, coordenada pela Comissão de Saúde (CES), sob a presidência do conselheiro Jayme Martins de Oliveira Neto, vem conquistando adesões de diversas instituições do Brasil. Por meio do pacto, essas instituições comprometem-se a desenvolver suas próprias ações de conscientização ou replicar a campanha lançada pelo CNMP. 

No Piauí, o conselheiro explicou que a ação visa conscientizar a fim de reverter a queda dos índices de vacinação do Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. “Vamos levar ao Brasil e ao brasileiro uma discussão para retomar bons índices ao PNI. Temos condições de superar os baixos níveis de vacinação, e nenhum brasileiro deve passar por essas doenças. Isso não se resume a uma assinatura, mas a um comprometimento para a volta do Brasil aos altos níveis de imunização” disse. 

Com a adesão ao Pacto, o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, disse que o Ministério Público do Piauí pretende atuar de forma conjunta com órgãos públicos da área da saúde para definir estratégias e construir um cronograma de ações para ampliar a cobertura vacinal no Estado. 

cons“A atuação do MP na defesa da saúde pública tem о reconhecimento da sociedade e dos órgãos e instituições que integram o sistema público de saúde do nosso Estado. Sabemos que estar devidamente imunizado e vacinado, desde o início da vida, é essencial, e não somente para nos protegermos, mas também pela saúde de todas as outras pessoas”, afirmou. 

No Piauí, assinaram o compromisso o presidente do Tribunal de Justiça, Hilo de Almeida; a defensora Pública-Geral, Carla Yascar; a vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas; representando a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), a diretora de Vigilância Sanitária do Piauí, Tatiana Chaves; o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), Ari Ricardo Ferreira; a vice-presidente do Conselho de Secretários Municipais do Piauí (Cosems-PI), Leopoldina Feitosa; o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), Dagoberto Barros da Silveira; o presidente do Conselho Regional de Profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito-14), Rodrigo Amorim; o Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI), Antônio Neto; o presidente da Associação dos Magistrados Piauienses (Amapi), Maurício Queiroz Ribeiro; a coordenadora do Comitê de Saúde do Piauí, Marina Barros Mendes; e o primeiro secretário do Conselho Estadual de Saúde, Emídio Marques.  

Adesões 

MS, Opas, Conass, Conasems, Fiocruz, ANS, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Saúde de Minas Gerais, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Governo do Paraná, Secretaria de Saúde do Paraná, Município de Curitiba, Assembleia Legislativa do Paraná, Divisa/PI, FMS/PI, Cosems/PI, CRM/PI, Crefito/PI, Coren/PI, Cosepi, CNPG, GNDH, CFOAB, OAB/PR, OAB/PI, Fonajus, 1ª CCR/PGR, UFMG, DPE/PI, Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), TJ/MS, TJ/PE, TJ/PI, TJ/PR, TRE/MS, TRE/PR, TCE/PR, Amapi, MP/AC, MP/RO, MP/PI, MP/PR, MP/MA, MP/AL, MP/PB, MP/ES, MP/SP, MP/MG, MP/MS, MP/BA e MPT.

Com informações e fotos do Portal do MPPI.