Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedoria Nacional inicia Correição de Fomento à Resolutividade no MP do Espírito Santo - Conselho Nacional do Ministério Público
Correição
Publicado em 15/6/23, às 13h06.

mesaA Corregedoria Nacional iniciou, nessa quarta-feira, 14 de junho, as atividades da 17ª Correição Ordinária de Fomento à Resolutividade, no Ministério Público do Espírito Santo (MP/ES).

Serão analisados 55 projetos resolutivos da Instituição capixaba, com a perspectiva de serem replicados em outros ramos e unidades ministeriais. 

A solenidade de abertura, realizada na cidade de Vitória em formato híbrido, contou com a participação de membros e servidores do MP/ES e da equipe da Corregedoria Nacional. 

corregedorO corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D'Albuquerque, afirmou que, sem jamais descuidar da atividade disciplinar tradicional, a Corregedoria Nacional objetiva, com as correições de fomento à resolutividade, "promover uma disruptura paradigmática no modelo correcional tradicional, buscando avaliar e conhecer projetos, iniciativas e boas práticas desenvolvidas pelo Ministério Público brasileiro que merecem a devida valoração e prestígio". "Nós, enquanto Instituição, precisamos valorizar e valorar essa atividade, daí que nos propusemos a avançar e inovar, além de incentivar os nossos membros e membras a também olharem a atuação ministerial por esse prisma", complementou.   

A procuradora-geral de Justiça do Espírito Santo, Luciana Andrade, falou sobre a importância da realização da correição: "Temos o privilégio de receber na nossa Casa uma composição tão seleta e de tamanha qualidade que é a Corregedoria Nacional do Conselho Nacional do Ministério Público brasileiro para conhecer as nossas experiências, as nossas práticas, mas, acima de tudo, para nos ouvir. Isso é motivo de valorização. É uma equipe que vem não para escrutinar estatísticas, mas para olhar aquilo que nos destaca e nos fortalece, que vem mostrar o esforço grandioso da Instituição para executar as suas tarefas, a capacidade que nós temos de diálogo, de autocomposição e de resolutividade." 

Para o corregedor-geral do MP/ES, Gustavo Modenesi, a temática correcional adotada pela Corregedoria Nacional está "em sintonia com a primazia do princípio da eficiência da Administração Pública e no sentido de aprimorar nossos membros do Ministério Público e de sempre servir bem à sociedade brasileira". "Desde já, colocamos a nossa Corregedoria-Geral como parceira aliada a esse propósito, visando ao engrandecimento do Ministério Público capixaba e ainda como instrumento auxiliar para a consecução de tais objetivos", enfatizou o corregedor. 

mpesTambém compuseram o dispositivo de honra da solenidade de abertura da correição os membros da Corregedoria Nacional: Silvio Amorim, coordenador-geral; Vinicius Menandro, chefe e gabinete e coordenador Disciplinar; Marco Antonio Amorim, coordenador de Correições e Inspeções; Jacqueline Orofino, coordenadora de Inovações; e Maurício Coentro, coordenador substituto de Correições e Inspeções. 

Pelo MP/ES, compuseram a mesa de honra a membra decana da Instituição, Catarina Cecin; o subprocurador-geral de justiça Judicial, Josemar Moreira; o subprocurador-geral de justiça Institucional,  Alexandre Guimarães. 

As atividades correcionais no MP/ES ocorrerão até esta sexta-feira, 16 de junho.  

Fotos: Corregedoria Nacional do MP