Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Corregedoria Nacional analisa projetos resolutivos do MP de Mato Grosso - Conselho Nacional do Ministério Público
Correição
Publicado em 20/6/23, às 14h05.

20 06 abertura correicao mpmtA Corregedoria Nacional iniciou, nesta segunda-feira, 19 de junho, correição de fomento à resolutividade no Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP/MT).

Esta é a 18ª correição com foco na resolutividade das atividades ministeriais e a 15ª do ano de 2023.

Serão analisados 29 projetos da Instituição mato-grossense, com o propósito de serem replicados em outros ramos e unidades do MP brasileiro.

Em seu discurso na solenidade de abertura, realizada na sede do MP/MT, em Cuiabá, o corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo D’Albuquerque, destacou que, desde o primeiro dia de sua atuação como corregedor nacional, empenhou-se em “promover a disruptura paradigmática do modelo correcional tradicional, de modo a avaliar e conhecer os projetos, iniciativas e boas práticas desenvolvidas pelo Ministério Público brasileiro que mereçam a devida valoração e valorização”.

20 06 correicao mpmt oswaldoOswaldo D’Albuquerque disse, ainda, que “a essência do sacerdócio ministerial é servir a cada pessoa que procura o Ministério Público para resolver seus problemas, que confia em nossa Instituição”. E complementou: “Devemos dirigir o melhor de nossos esforços para alcançar a dura realidade experimentada por grande parcela da população, que é vulnerável e desassistida, e para a qual juramos concretizar os mais primordiais mandamentos constitucionais.”

O procurador-geral de Justiça do Parquet mato-grossense, Deosdete Cruz Junior, enfatizou que esse novo modelo de correição passa a auferir iniciativas que buscam resultados reais passíveis de impactar a vida do cidadão. “Acreditamos que, das práticas que serão auferidas pela Corregedoria Nacional, muitas poderão ser replicadas em outros estados. São projetos que traduzem um Ministério Público mais resolutivo e próximo da sociedade”.

criancasO corregedor-geral do MP/MT, João Augusto Gadelha, afirmou que a Corregedoria Nacional, “ao buscar reconhecer iniciativas que possam ser futuramente aplicadas em outras unidades, incentiva a cultura de planejamento, gestão das unidades, engajamento, inovação e compromisso social, potencializando as chances de uma melhor resposta à sociedade que servimos”.

As atividades correcionais no Ministério Público de Mato Grosso acontecerão até a próxima quinta-feira, 22 de junho.