Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Tecnologia - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 11/3/13, às 13h15.

CNMP desenvolve ferramenta para simplificar coleta de dados das resoluções

computadorO Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) criou novo sistema para coleta de dados. A Secretaria de Tecnologia da Informatização do Conselho (STI) desenvolveu uma ferramenta para criação de formulários que atendam às resoluções.

Atualmente, a solicitação de dados exigida pelas resoluções requer a construção de sistemas próprios para cada uma. A nova solução tecnológica, com mais celeridade e menor custo, permite a pronta criação de formulários. Dessa forma, em grande parte dos pedidos feitos nas resoluções, o CNMP fará a disposição quase imediata do formulário para coleta de informações.

Até então, alguns dados solicitados pelo Conselho eram ainda preenchidos manualmente e enviados por ofício. Com a nova tecnologia, a unidade do Ministério Público poderá preencher os formulários diretamente no sistema e acompanhar todo o histórico, com status e datas das ações.

O promotor de justiça do Ministério Público de São Paulo e membro auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Michel Romano, destaca a importância desse esforço de criação do sistema. "A tecnologia da informação é o braço estratégico de qualquer Instituição e assim deve viabilizar ferramentas que possam com facilidade, agilidade e segurança proporcionar o bom desempenho dos trabalhos. Entendo que esta ferramenta construída internamente pela STI, atinge esse propósito", avalia.

O CNMP será o gestor, criando e adaptando os formulários de acordo com as normas das resoluções. A cada nova resolução, o Conselho avalia a demanda, monta os formulários, cria perfis e define as ações para cada um. A base de dados padronizada favorece um controle maior do cumprimento das decisões, por meio de relatórios detalhados dos envios ao CNMP.

Além da rápida disponibilização dos formulários, o sistema permite ao usuário administrar o preenchimento e envio das informações. Um dos recursos disponíveis é o de importar dados anteriores, ou seja, não é necessário repeti-los manualmente a cada novo período de entrega. A ferramenta possibilita ainda retificar itens já enviados e visualizar tudo que foi encaminhado.

Em breve, o link para o sistema será divulgado e as unidades poderão começar a preencher todos os formulários. Cada usuário responsável pelo envio das informações irá receber por e-mail uma senha de acesso, que poderá ser modificada. Por enquanto, duas resoluções serão atendidas pela ferramenta: a 67, que diz respeito às inspeções nas unidades de internação e de semiliberdade de adolescentes, e a 71, sobre a situação de crianças e adolescentes em acolhimento.

Com essa primeira experiência, o CNMP espera facilitar o trabalho das unidades do Ministério Público e garantir a padronização desse material. A ideia é avaliar o novo processo e aprimorar o sistema ao longo do tempo. A proposta da STI é que o sistema seja utilizado também para outras finalidades que exijam preenchimento de formulários.

 

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