Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Mais de 500 estudantes participam do lançamento da campanha em Roraima - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 9/12/13, às 10h47.

FormatFactoryDra Érika 213

 

De iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público, a campanha Conte até 10 nas Escolas, sob o lema: "Valente mesmo é quem não briga!" foi lançada em Roraima na última sexta-feira, 6/12. Cerca de 500 alunos da escola estadual Luiz Ritler Brito de Lucena, localizada no bairro Nova Cidade, participaram evento, promovido pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR).

 

A curiosidade natural da idade fez com que a plateia, formada por adolescentes dos ensinos fundamental e médio da unidade de ensino, silenciassem para ouvir a promotora Érika Lima Gomes Michetti, titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação e coordenadora da campanha em Roraima.

 

Estudantes assistiram atentamente vídeos educativos, explicando sobre o motivo de o Ministério Público levar a campanha às escolas e, ainda, como jovens, educadores, professores e seus familiares podem ser multiplicadores da cultura de paz em seus ambientes de convívio.

 

De forma descontraída, os alunos interagiram com a promotora de Justiça, participando dos debates com depoimentos, demonstrando que realmente estão dispostos a comprometer-se em promover a paz em seu ambiente escolar, fazer a diferença, dar bons exemplos, e colocar em prática o lema: "Valente mesmo é quem não briga!" .

 

A promotora destaca a importância de temas desta natureza serem levados às escolas: "o jovem, nessa fase da vida, detém muita energia e é extremamente importante que ela seja canalizada para atividades que possam transformar a sua realidade e o objetivo da campanha é provocar uma reflexão acerca do tema. É muito gratificante atuar nessa área".

 

A programação contou ainda com a apresentação dos músicos da Academia de Musica Alegro, Ana Paula Oliveira e Antônio Castro, que executaram o Hino Nacional e musicas do repertório cotidiano dos estudantes.

 

A Campanha

 

Criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a campanha faz parte da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp) para a valorização da vida e sensibilização para gravidade do crime de homicídio, em especial o cometido por impulso ou motivos fúteis.

 

A campanha é destinada especialmente ao desenvolvimento de trabalhos de conscientização de estudantes, educadores, famílias e sociedade. Apesar do público-alvo diversificado, a iniciativa pretende abranger especialmente os jovens.

 

Segundo as estatísticas, eles são as principais vítimas e, ao mesmo tempo, o grupo que concentra grande parte dos autores desses tipos de homicídio.

 

Estudo feito em todas as 27 unidades da federação, revela que o homicídio é responsável por 39,3% das mortes de jovens de 15 a 24 anos; enquanto fora dessa faixa etária, esse percentual é de 3%. Oitenta e oito por cento desses estudantes estão nas escolas públicas brasileiras. A ideia é levar informação aos adolescentes que cursam o ensino médio, conscientizando-os a respeito do problema.

 

Texto e fotos: Ascom-MP/RR