Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Encontro MP pela Paz nas Escolas sedia lançamento da campanha no RJ - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 10/12/13, às 19h12.

paz nas escolas

 

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro lançou durante o evento Encontro Regional MP pela Paz nas Escolas, no dia 29/11, a segunda etapa da campanha "Conte Até 10 nas Escolas".

 

O projeto do MP/RJ tem o objetivo de buscar a resolução de conflitos e incentivar a construção da cultura de paz no ambiente escolar. Para isso, foram firmadas parcerias, prevendo a atuação conjunta do Ministério Público com secretarias de estado, polícias e guarda municipal para coibir atos infracionais praticados por adolescentes em escolas públicas. A iniciativa também pretende discutir temas relativos à educação em direitos humanos, ao respeito à diversidade e à aproximação entre a educação e o sistema de Justiça. Além de promotores e autoridades, o Encontro Regional reuniu profissionais de educação de todo o estado do Rio de Janeiro.

 

A campanha "Conte até 10 nas Escolas" foi apresentada para esse público, em especial para os profissionais da educação, pela promotora de Justiça da Bahia e membro auxiliar do CNMP, Tamar Luz Dias, e pelo promotor de Justiça do Paraná Paulo Sergio Markowics de Lima.

 

Após destacar que a Campanha Conte até 10 reúne promotores, magistrados, delegados de polícia e defensores públicos em todo o país, para, somando-se às escolas, fazer chegar ao público jovem a mensagem de valorização da vida, Tamar apresentou a cartilha da campanha e cada um dos quatro temas nela tratados: valorização da vida; direitos e deveres dos adolescentes; violência nas escolas e bullying; e enfrentamento da violência nas escolas.

 

Segundo a promotora, os roteiros de aula estimulam a participação dos jovens na discussão dos temas e propõem, ao final das atividades em sala de aula, a elaboração de produto por meio do qual o aluno se expresse sobre os temas discutidos: uma redação, uma poesia, um conto, uma peça de teatro, um vídeo etc. "Nesta segunda fase, visando alcançar os adolescentes e jovens, a campanha tem importante veiculação nas mídias sociais e conta com site especialmente desenvolvido (www.cnmp.mp.br/conteate10), onde há espaço para que os produtos elaborados pelos alunos possam vir a ser divulgados", afirmou.

 

Os professores e diretores presentes também ouviram o relato do promotor de Justiça do MP/PR Paulo Sergio Markowics de Lima (na foto abaixo), sobre a experiência da campanha no Paraná. Desde o início da Conte até 10, em novembro de 2012, a mensagem de tolerância, paz e respeito já foi transmitida a mais de 35.000 alunos paranaenses.

 

Criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público e pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), com o apoio do Conselho Nacional de Justiça e do Ministério da Justiça, a Campanha Conte até 10 nas Escolas é voltada para os jovens, contempla veiculação de peças nas redes sociais e ações a serem implementadas nos cem municípios brasileiros com os maiores índices de mortalidade de jovens decorrente de homicídios, segundo dados divulgados na pesquisa "Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil", realizada pelas organizações não-governamentais FLACSO Brasil (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais) e CEBELA(Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos). No Rio de Janeiro estão quatro das cem cidades mais violentas, segundo o estudo: Macaé, Cabo Frio, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

 

 

 paz nas escolas

Com informações e fotos Ascom-MP/RJ