Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. Parcerias marcam lançamento da campanha no Piauí - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 11/12/13, às 15h12.

conteate10DSC 1929

 

Nessa sexta-feira, 6/12, aconteceu o lançamento da campanha "Conte até 10 nas Escolas” no estado do Piauí, em evento realizado pelo Ministério Público no estado. Criada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e pela Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), com o apoio do Conselho Nacional de Justiça e do Ministério da Justiça, a campanha pretende promover a cultura de paz, conscientizando os adolescentes sobre a necessidade de evitar a violência. De acordo com a procuradora-geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva Lima, o Brasil um dos países com maior número de homicídios do mundo, sendo que a boa parte desses crimes são praticados por motivos banais ou por impulso e têm os jovens como autores ou vítimas.

 

O Ministério Público e Tribunal de Justiça do Piauí assinaram termo de cooperação em que se comprometeram a prestar apoio aos demais parceiros, inclusive cedendo seus membros para atuação direta junto à comunidade e para capacitação de multiplicadores. Já a Secretaria de Educação ficou responsável pela reprodução do material gráfico da campanha e pelo desenvolvimento da sistemática de introdução da cartilha com roteiro pedagógico nas salas de aula. Todos os participantes do evento receberam um exemplar da cartilha desenvolvida para os professores, com roteiros de aulas sobre temas como a valorização da vida, os direitos e deveres dos adolescentes, violência nas escolas e bullying, dentre outros.

 

O convênio que possibilitou a parceria entre as instituições foi assinado pela procuradora-geral de Justiça do Piauí, Zélia Saraiva Lima, pelo desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar, pela superintendente institucional da SEDUC, Helena Oliveira, e pelo secretário de Educação de Teresina, Kléber Montezuma.

 

Os professores da rede pública marcaram presença e aproveitaram a oportunidade para compartilhar experiências diversas. A pedagoga Ivaldete Silva, da rede municipal de ensino, parabenizou a iniciativa do Ministério Público e falou sobre a importância da campanha. “Crianças que vivenciam a violência em casa tendem a replicar esse comportamento. Por isso, é necessário que haja uma orientação, desde a infância, para a promoção de uma cultura de paz”, declarou.

 

Informações: Texto e foto Ascom/PI