Seu navegador não suporta java script, alguns recursos estarão limitados. “Conte até 10” é lançado em um dos municípios mais violentos do Pará - Conselho Nacional do Ministério Público
Publicado em 19/2/14, às 15h45.

MP-PA2

 

O Ministério Público do Pará (MP/PA) lançou nessa terça-feira, 18/2, nos municípios de Ananindeua e Marituba, a campanha “Conte até 10 nas Escolas” com o slogan “Valente mesmo é quem não briga”. O objetivo fundamental da campanha é fortalecer a cultura da paz nas escolas junto aos estudantes do ensino médio com o envolvimento dos governos, professores, alunos e a sociedade.

 

De acordo com o estudo “Mapa da Violência – Homicídios e Juventude no país”, esse dois municípios paraenses estão entre os 100 municípios brasileiros onde ocorrem mais homicídios contra jovens na faixa de 15 a 24. O município de Ananindeua encontra-se em 4º lugar e Marituba em 7º lugar nesse ranking.

 

Para o promotor e coordenador regional da campanha, Aldo Saife, “essa segunda fase tem o objetivo de estimular o debate e o conhecimento das consequências sociais e penais, sobretudo do homicídio. Além de fomentar atitude de paz dentro e fora da escola e respeito aos direitos humanos, a campanha serve de base para uma discussão de temas como bullying e a mediação de conflitos escolares”. O promotor informou também que a intenção da coordenação da campanha é estender para todo o estado do Pará a campanha “Conte até 10 nas Escolas”.


O corregedor-geral do MP/PA, Adélio Mendes dos Santos destacou que “como morador há 34 anos em Ananindeua acredito que a campanha é oportuna para que se possa mudar essa realidade de violência no município. Para isso, conclamo a todos que observem os temas abordados e passem essa ideia para frente. Precisamos de paz nas escolas.”

 

A ação é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), integrada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Ministério da Justiça. No Pará, a versão regional da campanha é também uma ação de caráter socioeducativo realizada pelo MP/PA em parceria com a Secretaria de estado de educação (Seduc).

 

 MP-PA3

Informações e fotos: Ascom MP/PA